[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, inaugurou nesta segunda-feira, 1º de outubro, o novo espaço destinado ao atendimento de pacientes fissurados (lábio-leporinos) em Sergipe. A partir de agora, o Serviço Especializado no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seafes) passa a funcionar no Hospital São José, no bairro Santo Antônio, resultado da parceria entre a unidade hospitalar e as secretarias de Saúde estadual e municipal.

O Seafes vinha funcionando no Hospital da Polícia Militar (HPM) que, apesar de ser do Estado, não possui convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Por este motivo, o Ministério da Saúde não podia encaminhar as verbas federais especificamente destinadas ao tratamento de fissurados. Agora, o repasse será feito para Secretaria de Saúde de Aracaju, que assume o compromisso de transferir a verba para o Hospital São José.

O secretário Rogério Carvalho destacou que a mudança possibilitará a retomada das cirurgias para os fissurados. "A equipe do Seafes vai receber investimentos e apoio institucional para continuar desempenhando e aprimorando seus serviços, oferecendo tratamento não só aos pacientes de Sergipe, mas do Norte da Bahia e Sul de Alagoas. A meta é qualificar o trabalho para que se torne referência", disse.

Rogério acrescentou que existe um convênio com valor aproximado de R$ 950 mil para ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e construção do Centro de Reabilitação Motora do Hospital São José. "Esse convênio, inclusive, já foi aprovado pelo Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado de Sergipe (Crafi) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Depois das obras, o Governo também vai adquirir e conceder, em regime de comodato, os equipamentos que forem necessários", explicou o secretário.

Benefícios concretos

O secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, afirmou que a mudança trará benefícios concretos para os fissurados. "Para se submeter às cirurgias, os pacientes estavam sendo deslocados para São Paulo ou outros Estados da região Sudeste e Sul, gerando despesas e transtornos para as famílias. Isso sem falar que a ida desses pacientes acaba sobrecarregando o serviço nas outras unidades, que já possuem suas demandas", destacou Marcos Ramos.

A diretora-geral do Hospital São José, Maria Lionete de Oliveira, destacou a importância do Seafes e garantiu que a equipe será bem acolhida em seu novo endereço. "Agradecemos o apoio e a sensibilidade do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju durante o processo de mudança. Esse é mais um serviço importante que será realizado em nosso hospital", frisou Lionete.

Apoio decisivo

Segundo o coordenador do Seafes, Jorge Teixeira, o apoio do poder público está sendo decisivo para proporcionar bons serviços. "Estávamos realizando apenas atendimento ambulatorial, sem a possibilidade de fazer cirurgias. Com o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde, felizmente poderemos retomar os procedimentos cirúrgicos com força total", disse Jorge. O Seafes dispõe cirurgiões, anestesiologistas, odontólogos, fonoaudiólogos, ortodônticos, assistentes sociais e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde.

Nas novas instalações, a unidade continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As cirurgias, que já devem ter início na próxima semana, serão realizadas sempre às segundas e terças-feiras. "Nesta etapa inicial, faremos também algumas cirurgias aos sábados para agilizar a lista de espera, que atualmente tem 50 pacientes", destacou o coordenador. O Seafes possui 380 pessoas cadastradas para tratamento, mas segundo estatísticas nacionais, existem cerca de dois mil lábio-leporinos em Sergipe.

A dona de casa Maria Neildes Alves é mãe de um dos pacientes atendidos pelo Seafes. O pequeno Lenilson, de apenas seis anos, fez a primeira cirurgia aos dois anos e meio, mas depende de outras intervenções cirúrgicas para avançar no tratamento. "Fiz questão de prestigiar esse momento, pois representa muito para minha família. Agora, graças aos investimentos do Governo, temos a garantia de que novas cirurgias serão realizadas", disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.