Saúde garante tranqüilidade aos forrozeiros no Arraiá do Povo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está garantindo a tranqüilidade de todos os forrozeiros que passam pelo Arraiá do Povo, montado pelo Governo do Estado na Orla de Atalaia, em Aracaju. Através das ações educativas e de fiscalização da Vigilância Sanitária (Covisa), do estímulo à prevenção das DST/AIDS, do atendimento de urgência prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a assistência à saúde de milhares de sergipanos e turistas é garantida.
A Casa da Prevenção é uma das mais visitadas no Arraiá. De acordo com o médico Almir Santana, responsável técnico pelo Programa Estadual de DST/AIDS, jovens, adultos, homens e mulheres procuram as camisinhas. Desde a primeira noite do Arraiá já foram distribuídos 2.024 preservativos masculinos, 310 femininos e 819 camisinhas para adolescentes. "A novidade desta vez são os preservativos masculinos para adolescentes, que tem uma largura um pouco menor e estão sendo bastante procurados", informou o médico.
Para a turista de Maceió (AL), Dora Ferreira, que foi pegar a camisinha feminina juntamente com outras colegas, o Governo de Sergipe está de parabéns pela estrutura do Arraiá do Povo e principalmente pela Casa da Prevenção. "Gostei muito deste local. É muito importante falar sobre a prevenção das DST/AIDS, explicar como se usa a camisinha feminina e também orientar sobre alimentação, como está fazendo a Vigilância Sanitária", frisou a turista, que veio participar dos festejos juninos de Sergipe pela primeira vez.
Ouça aqui o jingle da prevenção ‘Xô DST!’
Vigilância Sanitária
Em todas as noites os fiscais da Vigilância Sanitária da SES inspecionam as barracas de bebidas localizadas no espaço destinado aos shows, próximas ao palco Clemilda. De acordo com Evandro Almeida, técnico da Covisa, o trabalho neste momento é educativo.
"Inspecionamos se o gelo está exposto, se há garrafas de bebidas no chão, se as pessoas que lidam com alimentação estão higienizadas, devidamente uniformizadas, sem relógios, pulseiras ou anéis, identificamos se existem bebidas falsificadas, entre outras atividades. Nós fazemos o controle básico das boas práticas de alimentação e emitimos um relatório. Nosso trabalho previne que o consumidor consuma alimentos estragados ou se contamine com alimentos manuseados de forma incorreta", explicou Evandro.
Samu 192 Sergipe
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) da SES montou no Arraiá do Povo uma estrutura com um posto médico avançado, uma Viatura de Intervenção Rápida (VIR), uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está equipada com respirador artificial, aspirador, monitor cardiológico e desfibrilador, entre outros aparelhos.
"São 25 profissionais do Samu Sergipe por noite aqui, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, condutores e mais 10 profissionais de sobreaviso para quaisquer intercorrências", disse Adilson Vieira Melo, controlador de frota, informando que desde o dia 1º já houve cerca de 20 atendimentos. "A maioria dos atendimentos é por abuso de álcool, principalmente entre mulheres", completou Adilson.
Artesanato
O grupo Mamafest, formado por 45 pacientes da Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), também está participando da festa vendendo os produtos artesanais que confeccionam. "Além de ajudar as pacientes a recuperar a auto-estima com uma ocupação terapêutica e artística, a atividade também rende um dinheirinho extra", disse a coordenadora do grupo, Edna Leite.
Os trabalhos manuais à venda incluem bordados, pintura em tecido, em seda, macramê, tapeçaria, toalhas, panos de prato, conjuntos de cozinha, de banheiro, luvas e seca-mãos. "Nossas peças têm preços acessíveis, variando de cinco reais até R$ 60", informou Edna, ao acrescentar que os produtos estão sendo comercializados no estande de artesanato, próximo à entrada da cidade cenográfica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde garante tranqüilidade aos forrozeiros no Arraiá do Povo – Foto: Lucio Telles