Saúde e Educação treinam profissionais sobre sexualidade na adolescência
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) através do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), promove até esta quinta-feira, 24, a capacitação ‘Sexualidade: Aplicação do Kit Ser Mulher – Jogos do Corpo e Valores em Jogo’. O projeto piloto do curso acontece em Sergipe para treinar 30 educadores de instituições ligadas à saúde e educação na utilização de jogos educativos para adolescentes sobre temas relacionados à sexualidade.
O evento, desenvolvida pelo Instituto Kaplan, de São Paulo, em parceria com a empresa Johnson & Johnson, foi iniciado na última terça-feira, 22, na Sociedade Semear, em Aracaju. De acordo com Maria Helena Vilela, coordenadora do Projeto Ser Mulher do Instituto Kaplan, o objetivo é instrumentalizar a sexualidade e a afetividade da mulher.
"Como os casos de AIDS nas mulheres estão aumentando, nós resolvemos fazer este projeto voltado aos adolescentes, principalmente às meninas, porque nesta fase muitas estão iniciando a vida sexual e ocorrem também muitos casos de gravidezes. Por isso, é necessário que todos conheçam o funcionamento do corpo da mulher, desde as funções orgânicas até a afetividade", explicou Maria Helena.
A metodologia da capacitação é psicodramática e funciona através de dramatizações e jogos lúdicos que permitem reflexões e discussões em cada etapa das cinco oficinas em que está dividida: Valores em Jogo, que debate sobre os valores nas situações afetivas, Puberdade, Corpo Reprodutivo, Métodos Contraceptivos, e Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.
Todos os participantes receberam kits com os jogos Valores em Jogo e Jogo de Corpo, que tratam do relacionamento afetivo da menina, e também uma apostila com slides do projeto e textos de apoio.
Segundo Maria Helena, os 30 educadores que estão sendo capacitados serão multiplicadores de outros educadores para treinar os adolescentes. "Nosso trabalho não pára por aqui, nós voltaremos para avaliar e monitorar o trabalho destes multiplicadores, porque nossa preocupação é a prevenção dos jovens", concluiu.
Para Débora Noal, gestora da Atenção Básica da SES e representante da Secretaria de Saúde no evento, o curso ajuda a qualificar os profissionais de saúde para construção de protocolos relacionados ao tema. "Os jogos vão auxiliar nos programas da SES que estão em fase de conclusão, o Conte Comigo e o Bem Mulher, além de melhorar a interlocução entre saúde, educação e outras áreas", frisou Débora.
O Instituto Kaplan é uma Organização Não-Governamental (ONG) criada em 1992 e atua na área de educação sexual. Depois de Sergipe, o projeto piloto da capacitação dos kits de jogos segue para os estados de Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde e Educação treinam profissionais sobre sexualidade na adolescência – Foto: Wellington Barreto