[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração ao aniversário de um ano do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), completado neste último dia 28, e do Dia do Trabalhador, lembrado em todo país no 1º de maio, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou para todo o dia de hoje uma programação voltada à saúde do trabalhador. A abertura solene do evento teve início às 8 horas no Sindicato dos Eletricistas de Sergipe (Sinergia) e contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Lêda Lúcia, e do Coordenador Nacional de Saúde do Trabalhador (COSAT), Marco Antônio Gomes Perez.

O evento propõe um momento ímpar para que gestores, profissionais da saúde, sindicatos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam discutir sobre a implementação da Rede Sentinela de Saúde do Trabalhador. Composta por várias unidades, essa Rede garantirá serviços diagnósticos de doenças e acidentes de trabalho, mediante ambulatórios de especialidades que estarão empenhados em notificar os casos.

“O preventivo e o curativo andam juntos na saúde do trabalhador. É preciso intervir no ambiente de trabalho para que aquelas condições adversas à saúde do trabalhador não continuem a trazer danos. Através da notificação nós criamos condições para intervir, conforme um trabalho de vigilância”, explica Marco Antônio Gomes Perez ao enfatizar sobre a importância da notificação dos agravos à saúde do trabalhador nas redes sentinelas.

Durante toda manhã o evento seguiu com a Oficina de Sensibilização para Pactuação de Fluxos de Informação da Rede Sentinela, ministrada pelo coordenador do COSAT. O objetivo da oficina, como o próprio tema sugere, é discutir sobre a implementação da Rede Sentinela de Saúde do Trabalhador em Aracaju, estabelecer quais serão essas unidades e de que forma se dará o seu fluxo e funcionamento. Participaram da oficina profissionais do Ministério da Saúde, Delegacia Regional do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho, Diretoria de Saúde da SMS, profissionais do Cerest, coordenadores de redes assistenciais da SMS, supervisores e gerentes das unidades sentinelas e vigilância epidemiológica.

Na parte da tarde houve mesas temáticas, tais como “Avanços e desafios na gestão de um ano de Cerest” e “Do direito à saúde do trabalhador”. As atividades forão abertas ao público em geral. O coordenador do COSAT, Marco Antônio Gomes Perez, também ministrou uma mesa abordando o tema “Implantação dos protocolos clínicos em Saúde do trabalhador”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.