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A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), promoveu na última sexta-feira, 12, a entrega de certificados aos participantes do I Curso de Humanização da Atenção e Gestão. A certificação do curso, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Universitário (HU), aconteceu no auditório da SES.

O curso é uma das ações inseridas na Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), preconizado pelo Ministério da Saúde e capacitou 40 pessoas, entre profissionais de Saúde e gestores da FHS e unidades vinculadas, como o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192 Sergipe).

A certificação foi feita pela coordenadora de Política de Humanização da SES, Jane Curbane. Segundo ela, o investimento na formação de apoiadores institucionais da PNH começa desde 2003 como uma aposta de que é preciso capacitar os trabalhadores e gestores do SUS, para que se possa também qualificar a atenção em saúde. “Quando conseguimos num curso como este qualificar 40 apoiadores distribuídos na rede, apostamos com isso que estamos melhorando a qualidade do cuidado que está sendo ofertado ao usuário”, explica a gestora.

O curso foi iniciado em junho de 2010 e concluído em janeiro deste ano, sendo subdividido em sete módulos. “A cada módulo foram apresentados dispositivos da Política de Humanização, como a co-gestão, a clínica ampliada, a valorização do trabalho, dentre outros”, explicou. De acordo com Curbane, a capacitação teve um grande diferencial, ao trabalhar na prática o conteúdo programático do curso. “Os participantes retornavam ao serviço com alguma tarefa, ou seja, não foi um curso onde você escuta, aprende e isso fica com você. O curso se propôs a provocar mudanças, para fortalecer e consolidar o SUS”, ressaltou.

Atendimento na ponta

O superintendente do Huse, Francisco Claro, destacou também o significado desse tipo de capacitação para o fortalecimento do SUS e do atendimento na ponta ao usuário do sistema. “A política de humanização do SUS é importante principalmente em virtude da grande demanda que existe na saúde pública, pois é capaz de minimizar tumultos e casos de mau atendimento, bem como não deixa de ser um processo terapêutico que vem ajudar e colaborar no tratamento do paciente”, disse, ressaltando que, embora instituído há pouco mais de 20 anos, o SUS é um sistema em processo constante de formação.

Também para os trabalhadores da área de saúde esse tipo de capacitação traz reflexos diretos para a humanização do atendimento aos usuários. “Esse curso traz uma visão mais ampliada para trabalhadores e gestores das ações que podemos desenvolver junto tanto aos demais profissionais de saúde quanto à população”, justifica o enfermeiro Júlio César Marcelino Lima, coordenador de Internamento do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo ele, isso provoca um novo olhar sobre as atividades diárias, proporcionando um atendimento mais qualificado, mais digno para que no dia a dia os usuários do SUS possam ser melhor atendidos e de forma mais integral pelo serviço de saúde.

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