[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 12, 53 condutores e técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) se formaram no Curso de Capacitação para Profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. A capacitação foi promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo.

O curso teve uma carga horária de 175 horas com 16 módulos. As aulas foram transmitidas por videoconferência para todo o Brasil e ministradas por meio de um ambiente virtual. “Essa é a primeira turma que estamos formando em Sergipe. Mais cinco estão em curso e nossa meta é capacitar 100% dos condutores e técnicos de enfermagem”, disse Ronei Melo Barbosa, gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe.

O objetivo do curso foi padronizar o atendimento pré-hospitalar nos 27 estados da federação, apresentando novas técnicas e protocolo assistenciais no suporte básico de vida. “Esse curso foi muito produtivo. Nós pudemos nos reciclar em casos que não atendemos com muita frequência, como crianças e pacientes psiquiátricos. As crianças, por exemplo, têm dosagem de medicamentos diferentes dos adultos. Quanto aos pacientes psiquiátricos, aprendemos a fazer uma abordagem diferenciada. Eles são agitados e podem machucar a equipe e se machucar também”, disse Liziana Maria Costa Santos, técnica de enfermagem do Samu 192 Sergipe.

O superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, destacou a importância da educação permanente para os profissionais do serviço. “A gente sabe o quanto é difícil formar profissionais. O Ministério da Saúde reconhece que é difícil manter um Núcleo de Educação Permanente e nós somos um dos poucos no Brasil que o mantemos com curso para os profissionais”, afirmou Coelho.   

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.