[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma capacitação sobre Triagem Neonatal, o conhecido Teste do Pezinho, para 24 enfermeiros e auxiliares de enfermagem que trabalham no município de Canindé do São Francisco, no sertão sergipano. O treinamento aconteceu na tarde de quarta-feira, 2, no auditório da SES, e foi ministrado por Roberto Ramalho, médico do Hospital Universitário (HU) responsável pelo Programa de Triagem Neonatal de Sergipe.

Segundo Roberto Ramalho, o Teste do Pezinho é importante porque detecta precocemente doenças que podem alterar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. "Atualmente, o Sistema Único de Saúde realiza o exame para detectar quatro doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística. O teste deve ser feito do 5º ao 7º dia de nascido, mas pode ser realizado até 30 dias", disse o médico.

Ele apresentou um vídeo explicativo orientando os profissionais de saúde sobre os procedimentos que devem ser adotados como, por exemplo, colocar o bebê de forma vertical (em pé) para melhor irrigação sangüínea, limpar o pé com algodão embebido em álcool a 70%, fazer a punção na planta do calcanhar com lanceta com ponta triangular, entre outros.

De acordo com a enfermeira Andréia Dygas de Amorim, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, o objetivo deste tipo de capacitação é fazer com que 100% das crianças nascidas em Sergipe realizem a triagem neonatal.

"Esse tipo de treinamento é realizado constantemente pela Secretaria, mas este foi solicitado pelo município de Canindé e para todos os enfermeiros e auxiliares de enfermagem do município", explicou Andréia, acrescentando que qualquer município que necessitar desta capacitação pode entrar em contato com a Coordenadoria de Atenção Básica da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.