[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoiou na tarde desta sexta-feira, 30, a VI Caminhada da Prevenção promovida pela Coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS de Aracaju para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado neste sábado, 1º de dezembro. Com o tema ‘Sua atitude tem muita força na luta contra a AIDS’, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, professores, representantes de Organizações Não-Governamentais (ONG’s), grupos de idosos e técnicos da saúde.

A concentração aconteceu na Praça da Bandeira, onde houve a apresentação do grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso que, com a peça ‘A Viúva Alucinada’, abordou temas relativos à prevenção da AIDS. O grupo de capoeira do Instituto Recriando se apresentou com crianças do Projeto Recriando Caminhos. A caminhada seguiu pelas avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado, e terminou na praça de eventos dos mercados municipais.

De acordo com Marcelo Conde, educador do Instituto Recriando, a movimentação é interessante porque chama a atenção das pessoas. "É bom porque alerta o povo não só sobre a AIDS, mas sobre as mazelas das DST também", falou.

Para Andreza Ferreira, membro da Federação de Bandeirantes do Brasil, apesar da antiga luta para encontrar a cura da AIDS, há ainda muitos jovens que não têm nenhum conhecimento sobre a doença. "Por isso é tão importante a participação dos jovens na caminhada", disse.

Muitas pessoas saíram à sacada dos prédios nas avenidas para verem a caminhada, que foi animada pelo grupo de pagode Só pra Sambar e contou também com a participação do ‘Camisildo’, onde profissionais do Programa Estadual de DST/AIDS distribuíram preservativos, e a estréia do ‘Prevenildo’, um boneco gigante em forma de camisinha feito pela Prefeitura de Aracaju.

Segundo Eudes Barroso, coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde é fundamental porque une Estado e município em torno de um mesmo objetivo. ‘Vale a pena lembrar que no sábado haverá panfletagem e distribuição de preservativos na orla de Atalaia", informou o coordenador.

Para Almir Santana, responsável técnico do Programa Estadual, é necessário mobilizar os jovens em ações como a caminhada. "É a hora certa de passar informações de prevenção sobre a AIDS, já que os adolescentes estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. É imprescindível usar a camisinha desde a primeira vez", argumentou.

Daiane Santos, estudante da Escola Estadual Dr. Carlos Firpo, na Barra dos Coqueiros, mostrou sua consciência ao participar espontaneamente do evento. "Eu não fui obrigada pela escola a participar, eu vim porque acho importante atentar para esta doença que mata muitas pessoas no mundo", contou a estudante de 16 anos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.