[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O São João de Sergipe firma-se no calendário de festejos juninos e ganha destaque na mídia nacional. A tranquilidade da festa, a variedade de arraiais e uma rede hoteleira eficiente e diversificada conquistam os turistas, consolidando o Estado como destino turístico atraente. Conforme dados na Secretaria de Estado de Turismo, durante o São João, a economia sergipana terá um incremento de R$ 45 milhões. A expectativa é que cerca de 300 mil turistas visitem o Estado nesse período.

Nesta segunda-feira, 30, o São João foi tema do programa de rádio ‘Viaje na Viagem’ do colunista Ricardo Freire. Transmitido pela emissora Estadão/Espn, o programa traz orientações para quem planeja viajar, com recomendações de destinos e roteiros. Na série dedicada às férias do meio do ano, Sergipe surge como uma das opções para o feriado de Corpus Christi, celebrado dia 23 de junho, véspera de São João. “Faltam apenas um mês para as férias de julho, agora é a hora de fechar a sua viagem com alguma tranquilidade. A partir de hoje, eu começo uma série dedicada a viagens do meio do ano, misturando Brasil e exterior. Lugares concorridos e destinos para quem quer fugir da muvuca. Vou começar falando do feriado que vai ter uma semaninha antes das férias, me refiro a Corpus Christi, que este ano cai bem tarde, na quinta-feira, dia 23 de junho. O bacana disso é a coincidência de Corpus Christi com o São João, a grande festa popular do Nordeste. Mais até que o Carnaval, porque é comemorado com força na região inteira, não é só em uma ou outra cidade não. Se você quer a minha recomendação para o São João mais confortável  do Brasil, o lugar mais sossegado para um forasteiro curtir o São João no Nordeste é Sergipe”, afirma.

Publicitário e autor da coluna Turista Profissional do caderno Viagem & Aventura do Estadão, Ricardo Freire pontua a qualidade da rede hoteleira do Estado e a variedade de festas juninas na capital e no interior. “A capital Aracaju tem dois pólos de forró: um palco de shows no centro da cidade e uma vila temática de forró [Arraiá do Povo] montada na praia de Atalaia. A rede hoteleira de Aracaju é incomparavelmente melhor do que a de Caruaru ou a de Campina Grande. E você ainda vai estar perto de vários outros focos de São João no interior do Estado. Sergipe é pequenino, as distâncias dão perfeitamente para percorrer num esquema bate e volta com Van. Neste momento eu estou no exterior, só volto para o Brasil justamente no Corpus Christi e daí eu vou direto para Sergipe”, destaca.

A evidência de Sergipe é fruto do esforço do Governo do Estado em promover a turismo como uma atividade geradora de renda e emprego, com ações planejadas nos setores de hotelaria, bares e restaurantes, infraestrutura viária, sinalização turística. Exemplo desse empenho é a ampliação da capacidade operacional do aeroporto Santa Maria, o qual  até o final de junho ofertará dez novos voos com saída direta da capital, o que representa  um acréscimo de 4.392 assentos por semana na malha aérea.

Outra ação de fomento ao turismo é a caravana ‘Embaixadores de Sergipe’. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, o projeto visa apresentar o Estado como um destino turístico aprazível e capacitar agentes e operadores de turismo de todo o país. A caravana já percorreu as cidades de Curitiba, São Paulo, Feira de Santana, Salvador, João Pessoa, Natal, Recife e Maceió.

Com foco nas potencialidades turísticas e nos festejos juninos, o Estado foi dividido em cinco destinos: Aracaju; Cidades Históricas (Laranjeiras e São Cristóvão); Rota do Sertão com a Serra de Itabaiana, Parque dos Falcões, trilha de angico e os cânions do São Francisco; Litoral Norte (Pirambu e a Foz do rio São Francisco); Litoral Sul (praias da Caueira, Abaís e Saco). Um grupo de 1,2 mil agentes já foi capacitado.

“O programa é desenvolvido através do contato direto dos técnicos da Setur e de representantes da hotelaria sergipana com operadores de turismo de outros estados, fazendo uma espécie de intercâmbio, realizando um contato mais efetivo e o consequente envio de mais turistas para o nosso Estado, fortalecendo a geração de emprego e renda. É um programa contínuo, que foi intensificado neste período para o São João”, disse o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.