[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em dezembro do último ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracaju realizou quase 2.500 atendimentos, uma média diária de 78 casos. Do total de atendimentos, a maioria se caracteriza como casos clínicos, com um número percentual de 68. Os pacientes traumáticos somaram 22% dos casos, e mulheres em trabalho de parto, 9%.

As ambulâncias de suporte básico saíram 2.170 vezes da sede do Samu, o equivalente a 89% dos casos atendidos, e as de suporte avançado – as UTI’s móveis, 259 vezes para atender aos chamados de emergência, um número percentual de 11 do total de atendimentos.

Em virtude das festas e férias de final de ano, o número de politraumatizados em relação ao mês de novembro aumentou 25%. Os casos de acidente vascular cerebral (derrame) também aumentaram no último mês em relação ao anterior, 50% a mais.

Já em atendimento social, o índice de assistências caiu. Em novembro, 1.136 pessoas foram removidas de suas casas para unidades hospitalares com o fim de realizarem fisioterapia, quimioterapia ou ainda hemodiálise, e em dezembro, 872 pessoas solicitaram as ambulâncias do Samu para tal finalidade.

Desde a sua implantação, o Samu Aracaju já realizou mais de 39 mil atendimentos de urgência e emergência e mais de 17 mil atendimentos de serviço social, totalizando mais de 56.200 assistências prestadas à população aracajuana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.