[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último mês de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracaju, realizou mais de 2.300 atendimentos de urgência e emergência, uma média de 77 pacientes por dia.

Do total de atendimentos, a maioria se caracteriza como atendimento clínico, com um número percentual de 68. Os pacientes traumáticos somaram 24% do número total e as mulheres em trabalho de parto (atendimento obstétrico), 8%.

Em atendimento social, o Samu realizou mais de 1.100 assistências. Esse sistema consiste na remoção de pacientes que não podem se locomover a unidades hospitalares para a realização de fisioterapia, hemodiálise ou ainda para levar pacientes transferidos para outros hospitais.

O maior número de atendimentos se concentra nos pacientes de trauma, mas há outras ocorrências em que o Samu atua, como crise convulsiva, insuficiência respiratória, derrame cerebral, hipertensão arterial, ferimentos por arma de fogo, dentre outros.


Na próxima terça-feira, dia 16, o ministro da Saúde, Humberto Costa, estará em Aracaju para realizar oficialmente a integração do Samu de Aracaju à rede nacional. A capital sergipana foi a segunda cidade no Brasil em que o serviço começou a funcionar adaptado às normas do Ministério da Saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.