Samu participa de simulado de acidente aéreo promovido pela Infraero
O curso oferecido pela Infraero tem como objetivo preparar a comunidade aeroportuária para atender, voluntariamente, vítimas de acidentes aeronáuticos. O curso teve início no dia 22, segunda-feira, e foi concluído hoje com um exercício que simulou a queda de uma aeronave no Aeroporto Santa Maria.
A equipe do Samu participou do evento dando suporte técnico, ministrando as aulas teóricas e participando das atividades práticas para os 97 voluntários inscritos no curso. “O objetivo principal do curso está na discussão levantada sobre urgências e emergências. Os alunos passaram durante toda semana por aulas teóricas e o simulado foi para pôr em prática o que os alunos aprenderam durante o curso”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Fábio Alves.
Segundo ele, o simulado é importante porque possibilita um excelente teste de atitude e coordenação da equipe em casos de catástrofes. O coordenador explica ainda que a contagem do tempo-resposta que as viaturas do Samu levam para chegar até o local do acidente e deslocar a vítima até o hospital de destino também é calculado e avaliado.
Durante o simulado, além das equipes do Samu e da Infraero, estiveram presentes também equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar. Cerca de 30 vítimas foram simuladas, e o resultado final, segundo o coordenador, foi bastante satisfatório. “O simulado é o que há de melhor nos treinamentos. Para nós, do Samu, o resultado foi bastante positivo”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Samu participa de simulado de acidente aéreo promovido pela Infraero – Fotos: Ascom/SMS