Samu monta estrutura de atendimento para Campeonato de MotoCross
A partir deste sábado, 24, Sergipe vai sediar a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de MotoCross. Para garantir a segurança dos 350 pilotos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) já preparou uma estrutura que atende rigorosamente às exigências da Confederação Internacional de Motociclismo. O campeonato continua no domingo, 25.
“Já conversei com o médico responsável pelo serviço médico da Confederação Brasileira de MotoCross. Garantimos que todas as solicitações serão atendidas”, reforçou o superintendente do Samu, Leonardo Coelho.
O Samu 192 Sergipe montará um posto médico no local. Além disso, serão disponibilizadas duas viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma de Suporte Avançado (USA). Estarão presentes 14 assistentes de enfermagem, dois condutores e um médico.
Seis duplas de assistentes de enfermagem ficarão distribuídas nos 1.300 metros de pista. Essas duplas estarão em posições estratégicas para, caso aconteça algum acidente com esses pilotos, o socorro seja em, no máximo, 30 segundos.
Conforme explicou o superintendente do Samu, o médico responsável pelo atendimento dentro da pista é o profissional da Confederação. Em seguida, se necessário, o piloto é encaminhado para o posto médico. “Lá, o médico do Samu analisa a gravidade do caso. Dependendo do estado do paciente, ele define se piloto volta para pista ou se será transportado para uma unidade hospitalar por uma USB ou por uma USA”, explicou Leonardo.
Campeonato
O evento é promovido pela Confederação Nacional de MotoCross junto à Federação Sergipana de MotoCross. “O campeonato conta com o apoio expressivo do Governo. O Governo de Sergipe é parceiro em todas as áreas: infra-estrutura, saúde, segurança. O estado foi escolhido por ter uma das melhores pistas do Brasil”, destacou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel.
Segundo o secretário, há uma série de exigências que precisam ser cumpridas para o evento. “O Samu vai cumprir todas elas. Vai disponibilizar viaturas, profissionais de saúde e toda a estrutura necessária”, reiterou Maurício Pimentel.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu monta estrutura de atendimento para Campeonato de MotoCross – Foto: Márcio Dantas/FHS