[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192-Sergipe) promoveu durante todo o último sábado, 23, uma capacitação em Suporte Básico de Vida para 40 profissionais que atuam no serviço, entre técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de ambulâncias. O treinamento foi realizado por seis instrutores no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

De acordo com o coordenador do NEP, Fábio Alves, a capacitação em suporte básico de vida é frequentemente trabalhada junto às equipes do SAMU e integra a grade de cronogramas do Núcleo. Nela são discutidos temas importantes relacionados a atendimentos de urgência e emergência. “Esta já é a segunda capacitação em suporte básico de vida por que esta turma passa. A primeira foi em novembro do ano passado”, informa Fábio Alves.

Entre os temas tratados durante o curso estão assuntos ligados às urgências clínicas, como crises asmáticas, convulsivas e de hipoglicemia; regulação médica; parada cárdio-respiratória; assistência ao politraumatismo; assistência ao parto normal e cuidados ao recém-nascido.

Para o condutor Márcio Ricardo, capacitações como estas ajudam bastante ao profissional a manter a tranqüilidade no momento do socorro. “Não é sempre que nos deparamos com todos estes tipos de casos. Então quando acontece, o curso ajuda a manter a calma e a gente realiza o socorro com mais segurança, aplicando aquilo que aprendemos”, comenta.

Para cobrir todo efetivo de técnicos, auxiliares de enfermagem e condutores, o NEP dividiu o grupo em cinco turmas. O curso tem duração de 12h, sendo seis horas de aulas teóricas e outras seus horas de aulas práticas. Neste sábado, foram capacitadas as equipes de Unidade de Suporte Básico (USB) dos municípios de Carira, Ribeirópolis, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras.

“Antes do curso, realizamos um pré-teste, que é uma forma de avaliarmos os conhecimentos gerais da turma acerca dos temas que vamos abordar. No final realizamos o pós-teste. Desse modo, podemos acompanhar a evolução de cada um em relação aos temas”, comenta Fábio Alves.

Educação Permanente

De acordo com Conceição Mendonça, coordenadora de Enfermagem do Samu 192 Sergipe, o objetivo do Serviço é qualificar todos os seus profissionais constantemente. “O treinamento em suporte básico é o que salva as vidas no atendimento pré-hospitalar. Quando se atende com o uso destas técnicas o tempo-resposta é bem menor e mais eficaz, diminuindo assim, o número de mortes”, explicou Conceição.

Segundo ela, o NEP já tem toda a programação de treinamentos para os profissionais do Samu 192 Sergipe. “O núcleo de educação é um dos grandes pilares do serviço de atendimento e trabalha para que os profissionais do Samu possam prestar uma assistência eficaz à população”, acrescentou a coordenadora de enfermagem.

Cursos previstos

Nesta terça-feira, 26, haverá um treinamento de incidentes com produtos perigosos para auxiliares, técnicos de enfermagem e condutores na cidade de Capela, pela manhã, e no Hospital de Urgência de Sergipe à tarde. À noite, também no HUSE, haverá uma aula teórica de cinemática do trauma para equipes de médicos intervencionistas.

Nos dias 1º e 2 de março, profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo virão a Sergipe ministrar o Curso de Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma ou Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado (PHTLS – Prehospital Trauma Life Support) para médicos e enfermeiros. No dia 5 haverá aula teórica de Edema Agudo do Pulmão (EAP), e no dia 11 uma aula teórica de Trauma Raquimedular (TRM), ambas para médicos intervencionistas.

De acordo com o calendário de atividades do NEP, durante o ano o Samu capacitará seus profissionais em Intoxicação Exógena, Queimaduras, Trauma Torácico (o treinamento será em serviço), Hemorragias e Choque, Curso de Incidente com Múltiplas Vítimas, Urgências Obstétricas, Quase Afogamento, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidentes com Animais Peçonhentos, Suporte de Vida no Trauma para Enfermeiros (TLSN – Trauma Life Support for Nurses), entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.