[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) está atuando para garantir a tranqüilidade e assistência à saúde de milhares de sergipanos e turistas que se deslocam para os municípios onde se concentram os eventos dos festejos juninos em Sergipe. Neste sábado, 31, o serviço iniciou suas atividades em Areia Branca, no agreste sergipano, distante cerca de 40 quilômetros da capital, Aracaju.

A cidade abriu oficialmente o tradicional São João de Paz e Amor, promovido pela prefeitura local com patrocínio do Governo de Sergipe. Para assegurar o atendimento às ocorrências da festa, além de uma base no local o Samu montou um posto avançado na área do forródromo.

De acordo com Clóvis França, coordenador da equipe médica do Samu no local, cerca de 20 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, socorristas, técnicos e condutores foram mobilizados para atuar na cidade. A estrutura do Samu também  contou com  ainda com cinco veículos, dos quais uma Unidade de Suporte Avançado (USA), duas de Suporte Básico (USB), além de um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).

No posto também foi montada uma Sala de Estabilização para atender a casos de urgência com aparelhos como cardioversor, monitores e ventiladores mecânicos. Segundo Clóvis França, a maioria das ocorrências em grandes eventos e festas populares como o São João está relacionada ao uso excessivo de bebidas alcoólicas.

"A maior parte dos registros, de 60% a 70%, é de casos clínicos. Deste total, 80% têm vinculação direta com o excesso de bebidas alcoólicas, que contribuem inclusive para causar entorses de tornozelo", explicou.

Sobreaviso

Segundo a coordenadora de Enfermagem do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, além dos profissionais que atuaram diretamente na festa, outros 15 ficaram de sobreaviso para oferecer atendimento de retaguarda – 12 no próprio município e três na base do Serviço em Itabaiana. Houve ainda a presença no local da festa de um Veículo de Intervenção Rápida. "É uma unidade que dispõe de equipamentos e medicação como pranchas, material de mobilização e oxigênio, para intervir em situações em que há múltiplas vítimas", ressaltou.

O posto avançado do Samu Sergipe funcionou das 21h do sábado, 31, até às 6h30min do domingo, quando foi encerrada a programação no forródromo de Areia Branca. Um balanço parcial dos atendimentos mostrou que foram feitas oito remoções do local da festa, a maioria de pacientes com ferimentos leves. "Todas foram feitas pelo Hospital Regional de Itabaiana, pois a maioria dos atendimentos no posto foi de casos clínicos como desmaios por hipoglicemia", salientou.

Além de Areia Branca, o Samu também mobiliza equipes e viaturas extras no Arraiá do Povo, em Aracaju, além das cidades de Estância, Rosário do Catete, Umbaúba, Canindé do São Francisco, Itabaiana, Capela, Itaporanga D’Ajuda, Muribeca, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e outros municípios que deverão receber um grande público nesse período de festejos juninos.

Segurança

A presença das equipes do Samu 192 Sergipe em Areia Branca foi elogiada pela maioria dos sergipanos e turistas. "O Governo e a Secretaria de Estado da Saúde estão de parabéns pela estrutura montada aqui e a colaboração com a organização do evento. Essa cooperação só traz benefícios para população, que pode vir à festa tranqüila, pois sabe que no caso de qualquer acidente será bem atendida no local", ressaltou o cantor e empresário Sandrino Ferraz, natural de Itabaiana e que há dois anos freqüenta o São João de Areia Branca.

Outro que destacou a estrutura mobilizada pela Secretaria de Estado da Saúde foi o motorista José Barbosa, que viajou de Aracaju para prestigiar a festa. "Nós só temos a agradecer essa estrutura  montada pela Secretaria da Saúde neste São João porque quem vem a um evento grandioso como este quer ter segurança para si mesmo e sua família", afirmou.

O prefeito de Areia Branca, Ascendino Souza, também destacou a importância da parceria com o Governo de Sergipe para a realização dos festejos juninos da cidade. "O que temos aqui é a ressurreição do São de Paz e Amor com toda a estrutura necessário não só do Samu, mas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS", disse o prefeito, ao lembrar o investimento que está sendo feito pelo Estado na construção de uma Clínica de Saúde da Família 24 horas no município.

Outros municípios

O Samu 192 Sergipe vai atuar com postos médicos avançados no Arraiá do Povo, montado pelo Governo de Sergipe na orla de Atalaia, em Aracaju, e nos municípios de Areia Branca e Estância (anexo aos forródromos). Para estas cidades, o Serviço vai disponibilizar apoio integral com Unidades de Suporte Avançado (USA) no padrão de UTI’s móveis. Nossa Senhora do Socorro também terá uma equipe do Serviço na retaguarda para prestar o atendimento necessário.

O município de Capela também contará com uma USA no posto médico avançado que será montado no Hospital de Pequeno Porte (HPP) durante a festa de São Pedro, no final de junho. Em Muribeca, Rosário do Catete, Itaporanga D’Ajuda, Propriá e Itabaiana, locais onde há menos concentração de público, o Samu Sergipe atuará com Unidades de Suporte Básico (USB) e dará todo o suporte necessário através telefone gratuito 192.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.