Samu de Aracaju integra a rede nacional SAMU 192
A presença do ministro Humberto Costa na cidade marca a conclusão da padronização do Samu/Aracaju de acordo com o Ministério da Saúde quanto aos serviços de urgência de todo o país. No total existem 16 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil e o de Aracaju é o quarto a ser integrado à rede nacional SAMU 192, recebendo a partir de agora um valor mensal destinado ao custeio da manutenção do serviço.
Ao longo de um ano e cinco meses de existência, o Samu aracajuano vem seguindo um caminho de muito sucesso nos projetos em que se envolve. Mais de 36 mil pessoas já foram salvas pelos profissionais que compõe o serviço de urgência de Aracaju que se tornou modelo para muitas cidades do Brasil, como foi o caso da Prefeitura de São Luiz que enviou profissionais da área da saúde para adquirir conhecimentos sobre a implantação do Samu em Aracaju.
Além disso, houve também reconhecimento internacional. A mais ou menos um mês foram recebidos dois e-mails da França elogiando o trabalho executado pelo Samu de Aracaju. Um foi do chefe geral do Samu de Paris e o outro do Ministério da Saúde da França, sendo que ambos se colocaram à disposição da Prefeitura de Aracaju para parcerias.
Esse reconhecimento nacional e internacional pode ser comprovado através do número de pessoas que são atendidas pelas ambulâncias diariamente. É uma média de mais de 100 pessoas, totalizando em um ano e cinco meses quase 53 mil atendimentos.
Dentro desse número estão incluídos os atendimentos do transporte social já que, além do serviço de urgência e emergência, o Samu disponibiliza carros para transporte de usuários para exames e tratamentos. Durante o período de existência do Samu em Aracaju mais de 1600 pessoas utilizaram ou utilizam esse serviço.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]