[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aproximadamente 200 condutores de veículos de emergência e auxiliares de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participam esta semana de um treinamento para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos no atendimento básico inicial de pacientes. A capacitação, coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço, acontece no Centro de Convenções de Sergipe para profissionais das microrregiões metropolitanas Sul, que abrange os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Riachuelo, e Norte, que envolve as cidades de Itaporanga e São Cristóvão.

De acordo com o coordenador geral do Samu 192 Sergipe, Márcio Barretto, o curso está focado na imobilização de pacientes, identificação de lesões e ressuscitação cardiopulmonar. Todos os participantes aprenderão de forma teórica e prática sobre os três temas, e os condutores terão um módulo adicional em que conhecerão as características e a importância da direção defensiva na prevenção de acidentes.

"Ao final do curso, eles fazem provas teóricas e práticas para que possamos avaliar o grau de aprendizagem. Se for necessário, o profissional pode participar de uma nova capacitação", explicou Barretto. "Todo condutor deve ser também um socorrista e, por isso, é fundamental que eles também conheçam as técnicas de atendimento básico de emergência", acrescentou.

Ao todo, 1.200 profissionais do Samu Sergipe estão sendo capacitados. O trabalho começou em maio, pela microrregião de Itabaiana. Além desta, os condutores e auxiliares de enfermagem das microrregiões de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Capela também já fizeram seus treinamentos. Segundo Luciana Lemos, coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Educação do Samu, nos dias 13 e 14 de julho será a vez dos profissionais da microrregião de Estância e, nos dias 20 e 21, a primeira fase do treinamento será concluída na microrregião de Lagarto.

Curso avançado

Em agosto, o Samu 192 Sergipe vai dar início à segunda etapa do treinamento dos profissionais. Nesta fase, eles aprenderão técnicas mais avançadas de suporte de vida e serão capacitados para lidar com traumas mais graves como os de tórax, abdominal e também em idosos. "Esta será uma fase mais específica. Teremos basicamente o mesmo sistema de trabalho e uma equipe cada vez mais preparada para atender à população", finalizou o coordenador Márcio Barretto.

Reformulação

Desde o início do novo governo, o Samu Sergipe vem passando por uma série de reestruturações para qualificar seu funcionamento. Uma das principais mudanças é a implementação do modelo geométrico, regionalizado e integrado de atendimento, que distribui ambulâncias pelas oito microrregiões localizadas nas zonas Norte e Sul da capital, e nos municípios de Capela, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória, Própria e Lagarto.

Aliado à reestruturação da rede hospitalar, o modelo contribui enormemente para desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) na medida em que há mais mobilidade dos veículos localizados em pontos estratégicos e nenhuma região fica descoberta enquanto estiver sendo realizado um atendimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.