[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), montou um verdadeiro mini-hospital no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Equipada com oito leitos para atendimentos gerais (área amarela) e dois leitos de estabilização com monitores cardíacos, desfribilador para reanimação e respirador artificial, a unidade avançada está pronta para garantir a segurança e tranqüilidade dos milhares de forrozeiros que participam da festa.

"Estamos trabalhando como se estivéssemos numa instituição hospitalar", disse o médico Daniel Vieira, um dos integrantes da equipe do Samu. Além de oferecer o suporte básico a casos mais simples de pessoas com dores, queda de pressão ou torções, por exemplo, a unidade tem estrutura suficiente para pequenas intervenções cirúrgicas. "Prestamos todo o atendimento inicial e, se houver necessidade, podemos remover os pacientes para hospitais mais equipados", explicou Vieira.

O Samu está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros, responsável pela retirada de pessoas que precisem de atendimento e estejam no meio da multidão. Até a meia-noite desta sexta-feira, foram atendidos apenas um paciente alcoolizado e outros casos mais simples.

"Felizmente ainda não tivemos nenhum trauma. Neste tipo de festa, a maioria dos atendimentos é mais simples porque não há a agitação nem o empurra-empurra de um carnaval, por exemplo", explicou o médico.

Duas ambulâncias e um carro rápido compõem a parte móvel da estrutura do Samu 192 Sergipe.  A primeira viatura é uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como uma UTI Móvel, e a outra uma Unidade de Suporte Básico (USB), para remoções de menor gravidade. "Temos até kit de desastre, que nos permite atender em situações onde haja alguma ocorrência com múltiplas vítimas", finalizou Daniel Vieira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.