[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além do atendimento imediato às ocorrências de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) disponibiliza também o atendimento do serviço social para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é estruturado para atender aos usuários que demandam assistência para a realização de exames e procedimentos médicos agendados. Só no mês de outubro, o serviço social registrou 1.692 remoções.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social do Samu, Amália Salmeron, o serviço já existia desde a época da Central de Ambulâncias. Entretanto, após a implementação do Samu 192 Aracaju, há pouco mais de quatro anos, o serviço foi consolidado e já corresponde a uma parcela significativa do total de atendimentos realizados pelo Samu. “Só no mês de outubro, nós assistimos 277 pessoas, o que equivale a 1.692 remoções. Desses usuários, 125 são cadastrados pelo Samu e utilizam o transporte em média três vezes por semana”, explica Amália Salmeron.

Esse número compreende à quantidade de deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, tratamentos oncológicos, hemodiálise e fisioterapia, que são os mais freqüentes.

O agendamento dos usuários é feito com antecedência de três dias. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade de disponibilizarem do serviço com freqüência.

A coordenadora ressalta que a frota de veículos utilizada pelo serviço social não é a mesma que faz os atendimentos de urgência e emergência. “Com a chegada da frota de ambulâncias do Samu, em setembro de 2004, duas Unidades de Suporte Básico foram transferidas para o serviço social e foram somadas a quatro kombis, que já realizavam o transporte de usuários”, comenta a coordenadora.

Segundo Amália, o serviço recebe quase cinqüenta novas solicitações por dia. Ela também destaca que o serviço social do Samu aracajuano é hoje referência para outros Samu´s do Nordeste. “Nós ajudamos na implementação do serviço social nos Samu´s de Salvador e Maceió”, destaca Amália, lembrando que o serviço já existe em Aracaju desde que o Samu foi implementado, há quatro anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.