Ruas de Aracaju recebem placas com os nomes oficiais determinados pela Câmara de Vereadores
O projeto ´Cidadania Urbana´ conta com o apoio da população aracajuana, que tem participado ativamente de sua efetivação. “Recebemos diariamente vários e-mails e telefonemas nos solicitando informações sobre nomes de logradouros. Os cidadãos têm participado do projeto com sugestões e questionamentos. É comum, por exemplo, a dúvida quanto ao nome de determinado logradouro. Nesse caso, sempre esclarecemos que a responsabilidade pela nomeação de ruas e avenidas é da Câmara Legislativa Municipal. A Emurb executa o projeto com base na lei vigente dada pela Câmara dos Vereadores”, explica o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb.
Valmor ainda cita um exemplo que foi detectado esta semana: a avenida conhecida pela população como Delmiro Gouveia, no bairro Coroa do Meio, pela Lei municipal nº 1.504, de 3 de novembro de 1989, passou a ser denominada de avenida Luiz Lua Gonçalves, no trecho compreendido entre a ponte e a curva ao lado dos primeiros prédios. A partir daí até o cruzamento com a rua Urbano Neto, a avenida passou a ser denominada de Asa Branca pela Lei municipal nº 1.506, de 3 de novembro de 1989.
O presidente da Emurb explicou que o desconhecimento dessas leis provocou várias dúvidas quanto à nomeação nos moradores e comerciantes da avenida. “Alguns moradores nos procuraram para corrigir o erro. Segundo eles, a placa estaria errada. Mas, na verdade, apenas estávamos cumprindo uma lei que está em vigor desde 1989. Essa participação maciça da população revela a importância do projeto. Estamos sempre à disposição dos cidadãos para receber suas sugestões e questionamentos que contribuem para melhoria constante dessa importante iniciativa municipal”, conclui Valmor.
Esse apoio da população tem garantido o sucesso do projeto. Graças a essa participação, algumas mudanças foram feitas: o tamanho das fontes dos nomes dos logradouros, por exemplo, foi modificado para melhorar a visualização. A Emurb disponibilizou um serviço de atendimento ao cidadão para recebimento dessas sugestões e questionamentos. Para resolver quaisquer dúvidas, a população poderá utilizar o número: (79) 3179-1619 ou o e-mail: comunica.emurb@aracaju.se.gov.br.
A Prefeitura de Aracaju tem o direito de exploração institucional de 5% das placas comerciais e não teve nenhuma despesa, já que a empresa que está colocando as placas ficou responsável pela colocação e manutenção das placas, tendo como retorno o uso comercial dos conjuntos sinalizadores. O objetivo é que sejam colocadas cerca 160 placas por mês e 40 conjuntos sinalizadores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]