Rua da Cultura recebe programação do II Fest
Dando continuidade à maratona de apresentações do II Festival Sergipano de Teatro (Fest), nesta segunda-feira, 26, foi a vez da Rua da Cultura receber as atrações do festival. A Praça dos Mercados, que às segundas-feiras tradicionalmente recebe a programação da Rua da Cultura (RDC), também abriu as portas para o II Fest. Muita música e teatro animaram o público presente, e uma das atrações da noite foi o grupo ‘Teatro Pernas de Pau’, de Santo Amaro das Brotas, com o espetáculo ‘Extravagar’.
“Nossa proposta é trazer para a rua um teatro mais contemporâneo, claro que com elementos da cultura popular como as pernas de pau. Nós trabalhamos com uma linguagem mais abstrata com um pouco da estética cinematográfica”, explica um dos idealizadores do grupo, Tarsio Lima. Esta não foi a primeira apresentação do ‘Pernas de Pau’ dentro do II Fest. O público já pôde conferir a performance dos artistas na abertura do festival, durante cortejo realizado no centro de Aracaju, no dia 14 de março.
Tarsio ressalta o sucesso desta segunda edição do Fest e reafirma a importância do evento. “A cada ano, vemos que o festival está crescendo e ficando cada vez melhor”. Ele ainda destaca, além da qualidade dos espetáculos, as oficinas, debates e a realização do Beco do Dionísio, como um espaço de confraternização e troca de experiência entre os atores, onde o grupo dos ‘Pernas de Pau’ fará uma participação nesta terça-feira, 27.
Para o organizador da RDC, Lindemberg Monteiro, receber mais uma edição do Festival Sergipano de Teatro no espaço é uma honra muito grande. “Para gente é muito importante trazer o festival para cá porque a Rua da Cultura é um evento feito por uma companhia de teatro. E nós temos lutado para que o teatro sergipano conquiste cada vez mais espaço. É muito importante o trabalho que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vem realizando, principalmente com a realização deste festival que é construído através do diálogo com os grupos”, enfatiza.
Em setembro, a Rua da Cultura completa dez anos e, segundo Lindemberg, o espaço tem servido de palco para as mais diversas manifestações artísticas. “Todas as expressões artísticas estão presentes aqui: música, o circo, o teatro, a dança, o cinema. Temos espaço pra tudo aqui”, destaca o organizador da RDC.
Dentro da programação do II Fest na Rua da Cultura, subiu ao palco o cantor e compositor Vicente Coda, fazendo o pré-lançamento do seu novo CD. A apresentação do stand-up comedy ‘Sarkastico’, de Bruno Kelvernek, que também estava prevista para acontecer na Rua da Cultura foi transferida para esta terça-feira no Beco do Dionísio.
Reta final
A programação do Fest vai chegando à reta final, mas nesta terça e quarta ainda tem muito espetáculo para o público sergipano. Logo mais à tarde, na Praça Fausto Cardoso o público irá conferir o espetáculo “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, da Companhia Teatral Kaza da Imaginação de Aracaju. À noite, é a vez da Companhia Caixa Cênica apresentar o espetáculo “Pela Janela” em duas sessões no Teatro Tobias Barreto, às 20h e às 21h.
Na quarta-feira, 28, às 17h, na Praça Fausto Cardoso, a Companhia O Mínimo de Teatro e Circo apresenta “Palhaço Mágico”. E para fechar a programação de espetáculos no dia em que o Teatro Atheneu completa 58 anos, a casa de espetáculos recebe “Uma vez, nada mais”, da companhia baiana Carambola Produções.
Realização
O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II Fest, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (Sated/SE) e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Rua da Cultura recebe programação do II Fest – Fotos: Felippe Araujo