[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Centenário e responsável por importantes histórias que foram contadas às margens do seu leito devido a sua importância hídrica no passado, o Rio Paripe ganha força para continuar existindo e futuramente poder torna-se o produtor de água para mais de 15 habitantes da região de Indiaroba. Na manhã desta sexta-feira, 9 de julho, com a participação de dezenas de mãos, entre elas, a do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, o Paripe recebeu em suas margens dezenas de mudas de espécie nativas da Mata Atlântica.

Com berço de nascente na região de Indiaroba, o Rio Paripe leva as suas águas por várias propriedades rurais da região sergipana, quando finalmente é desembocado no Rio Real, do estado da Bahia. Judiado pela ação antrópica, o Rio Paripe definhou ao longo dos anos. Reconhecendo a situação do rio, o Governo de Sergipe, por meio da Área de Preservação Ambiental Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul), que é administrada pela Semarh, vem desde o ano de 2012 empenhado em mudar a realidade através de ação de revitalização deste rio sergipano.

De acordo com o secretário da Semarh, Genival Nunes, a ação do plantio é louvável, agradável e elogiante. “A região de Indiaroba vive hoje a realidade de muitos municípios do Estado, quando sobrevivem da transposição do Rio São Francisco”, enfatizou.

Genival revelou ainda que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo uma série de iniciativas como essas, por meio do projeto Preservando Nascentes e Municípios. ” A iniciativa vem protegendo e preservando as nascentes de vários municípios do Estado, por termos a convicção que as nascentes são unicamente responsáveis pela produção da água dos grandes rios”, disse.

Advertiu que sem a conservação das matas ciliares o rio perde seu potencial hídrico. “Devolver ao rio a sua mata ciliar é assegurar a sua produção hídrica”, frisou Genival Nunes ao destacar a importância do plantio na manhã de hoje às margens do Rio Paripe.

Parcerias

De acordo com Eder Meneses Sousa, do Departamento de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento Básico de Sergipe (Deso), o sistema de abastecimento de água do município de Indiaroba é feita por meio de cinco poços profundos implantados nos povoados Pontal e Conventos. “O rio Paripe servirá para uma ação de urgência, na baixa de recursos hídricos desses poços. A iniciativa de revitalizá-lo é muito essencial, pois ele poderá vir a ser uma fonte extra de água para a região, que hoje é assistida por poços com cloração e filtração”, declarou.

Segundo Fredson Santana, da Coordenadoria Especial da Juventude, a partir da ação de revitalização do Rio Paripe por parte Semarh a entidade teve a oportunidade de somar-se ao trabalho.

“Criamos o Projeto Juventude Pró-Natureza, onde fizemos uma mobilização política para fortalecermos a iniciativa de forma conjunta. Depois partimos para a sensibilização da população tendo como meta os estudantes, na perspectiva deles serem multiplicadores da região sobre a importância da revitalização do rio da região. Os levamos a conhecer o rio através de trilha ecológica, e hoje encerramos uma etapa do projeto”, afirmou Fredson.

Explica o coordenador da APA Sul, Paulo César Umbelino, que as ações da Semarh sobre o Rio Paripe iniciaram no ano passado, com mapeamento de área e verificação para realização de plantios. “Hoje plantamos Ingazeiro, Pau Pombo, Dendezeiro, Umbaúba, Maria Farinha, entre outras espécies endêmicas da Mata Atlântica, apropriadas para áreas ciliares”, destacou Paulo César.

“Abro o espaço para a realização desse trabalho sempre que quiserem. É gratificante ver o rio frondoso”, revelou muito satisfeito o proprietário da área de mais de 20 tarefas por onde se deita o Rio Paripe, seu Domingos Sávio, o popular Manuca.

“Há 17 anos sofri várias ameaças por gente que matava o rio com retirada de areia, desmatamento de áreas. Apresentei à época projeto na Câmara de Vereadores para inibir essas situações, não houve reciprocidade por falta de conhecimento preciso. Hoje, com essa ação sobre o Rio Paripe, vejo um sonho sendo realizado e isso me emociona muito”, revelou o dentista da cidade, Marco Aurélio Andrade.

Festa

O cenário da realização do plantio das mudas de espécies nativas da Mata Atlântica se transformou em uma grande comemoração. Além de dezenas de estudantes e professores de diversas escolas públicas de Indiaroba, participaram do plantio, o presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia, proprietários rurais, autoridades políticas municipais, secretários municipais e representantes de secretarias do Estado.

O plantio foi abrilhantado com apresentações culturais local. Além de apresentação de grupo de forró ao som triangulo e zabumba. Também, o clássico, com apresentação da orquestra de jovens da cidade, que na ocasião tocou o Hino Nacional, a qual retrata também a formosura das florestas do Brasil.

Apoio

O plantio às margens do Rio Paripe é uma ação conjunta entre a Semarh, Deso, Coordenadoria Especial da Juventude da Casa Civil, e da Prefeitura Municipal de Indiaroba.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.