[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O revezamento da tocha Pan-Americana se baseia nas solenidades ligadas às Olimpíadas. O modelo da corrida com a tocha Olímpica, que precede os jogos, foi concebido em 1936, em Berlim, mas sua origem vem das antigas competições realizadas na Grécia, há mais de 26 séculos.

Os primeiros Jogos Pan-Americanos foram realizados em 1951, em Buenos Aires, na Argentina, porém a criação da chama Pan-Americana só viria quatro anos depois, nos II Jogos Pan-Americanos, que aconteceram na Cidade do México, em 1955. No último dia 4, neste mesmo local, a tocha dos Pan Rio 2007 foi acesa.

A cerimônia, marcada pela manutenção das tradições, aconteceu nas Pirâmides de Teotihuacán, onde três atores friccionaram pedaços de madeira que deram origem à primeira faísca. Seguindo o ritual, o fogo foi colocado dentro de um vaso, onde foi acesa uma tocha simbólica.

O atleta mexicano Juan Carril, que correu entre as pirâmides simbolizando a ida da tocha para o Brasil. A chama Pan-Americana chegou a Porto Seguro (BA) no dia 5, às 11 horas. O revezamento teve início na cidade vizinha de Santa Cruz Cabrália. De lá, a tocha passou pelos Estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo até voltar à Bahia, chegando hoje a Sergipe.

Confira galeria de fotos do evento[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.