‘Reutilize Alegria’ chega ao final da sua 2ª edição
A Associação Católica Bom Pastor, no Bairro Coqueiral, recebeu na tarde desta quarta-feira, 19, dezenas de brinquedos doados por instituições governamentais e não governamentais, através do projeto ambiental ‘Reutilize Alegria’, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que visa a sustentabilidade ambiental com o reaproveitamente, por outras crianças, de brinquedos em boas condições. A Bom Pastor foi a última instituição a receber brinquedos arrecadados no mês de setembro e distribuídos em 24 entidades da capital e da grande Aracaju este mês.
Sapeca, a pequena Maria Evelyn de apenas 11 anos, comemora o urso de pelúcia que acabara de ganhar graças à segunda edição do programa, que bateu recorde ao arrecadar este ano 8.271 brinquedos. “Hoje, vou dormir agarradinha com ele”.
Outro que deu algumas cambalhotas pelo amplo salão recreativo da instituição foi o extrovertido Diego dos Santos, 11 anos de idade. “Ouvia dizer que iriam trazer brinquedos para nós. Mas ainda assim eu desconfiava. Ainda bem que chegaram e não foi um sonho, ganhei meus carros”, conta o garoto, que abraçava contente os amigos que também se alegravam com os brinquedos recebidos.
Para a coordenadora do Bom Pastor, a campanha imprime um conceito ímpar de pensar no próximo e no Meio Ambiente. “Essa idéia é muito bonita. Ela é capaz de transferir a alegria provocada por um brinquedo não mais utilizado por uma criança e para alegrar o coração de uma outra criança. E ainda, como se isso fosse pouco, contribuir para a redução do lixo”, comentou Anailde Oliveira Gois.
Para a coordenadora da campanha, Tânia Ribeiro, a campanha foi contagiante e emocionante. “No ato da entrega dos brinquedos percebemos o quanto um brinquedo usado é uma oportunidade única para algumas de muitas crianças expressarem um largo sorriso, talvez o mais feliz do ano”, conta emocionada um pouco de sua experiência durante visitas às instituições.
Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o Reutilize Alegria não é apenas um projeto que lida com a arrecadação de brinquedos, mas um elo inteligente entre solidariedade e sustentabilidade ambiental. “A ação permitiu que realizassemos dois grandes e relevantes cenários. O primeiro, de contribuir para a diminuição da geração do lixo, minimizando assim danos ambientais; e o outro, que para mim é o mais fascinante, o de termos passado e transferido a alegria de uma criança para outra pela reutilização do mesmo brinquedo”, afirma o secretário.
O Reutilize
O projeto Reutilize Alegria visa enfocar a introdução dos 5R’s ambientais no meio ambiente a partir da campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados. A ideia com a doação é provocar a sensibilização da população para a adoção da prática dos 5R’s ambientais.
Nos “5R’s” estão inseridos: o Repensar hábitos e atitude, adotando uma prática de consumo sustentável; o Recusar, produtos que agridem a saúde e o meio ambiente; o Reutilizar o produto, aumentando a sua vida útil; o Reduzir o desperdício, o descarte, o lixo, consumindo apenas o necessário; e o Reciclar, transformando em novo produto. Confira as entidades beneficiadas.
Parceiros
Foram parceiros do Reutilize Alegria, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Colégio Atheneu Sergipense ; Casa Civil; Codise; Coordenadoria Municipal da Defesa Civil; Colégio Arquidiocesano (Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato); Colégio Jardins; Colégio Módulo; Colégio San Louis; Deso; Emdagro/Parque José Rollemberg Leite; Emsetur; Fenen/SE ;Ibama; Pelotão Ambiental; Polícia Militar/Projeto Amiguinho da PM-SE;Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Inclusão Social; Shopping Jardins; Sociedade Semear e Colégio Salesiano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]