[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos últimos cinco anos a Prefeitura de Aracaju desenvolveu importantes obras sociais e de infra-estrutura urbana por todos os bairros da capital sergipana. A cidade hoje já é reconhecida nacionalmente como a capital do Nordeste com a melhor qualidade de vida, sendo a 11ª do país. O projeto Santa Maria Protege é uma das grandes marcas do Governo Marcelo Déda, em que beneficia diretamente mais de 35 mil moradores do bairro Santa Maria. Toda comunidade já vivencia uma grande expectativa em função da conclusão da obra de reurbanização e desfavelamento que a PMA vem reallizando em parceria com o Governo Federal e a Petrobras naquela região.

Segundo o engenheiro Diogo Martins, da construtora Celi, responsável pela obra de controle da erosão do morro do Avião e construção da captação e lançamento de águas pluviais do canal Santa Maria, 98% dos serviços já foram concluídos. “Até o final do mês, toda essa etapa estará pronta. Hoje estamos terminando de fazer o plantio da grama no morro do Avião, para conter a erosão e estamos trabalhando na execução do canal de captação que sobe o morro”, declara. “Cerca de 1000 metros de canal já foram construídos e a rua 16 já está sendo asfaltada. Agora quando chover as pessoas não vão mais se preocupar com a lama que antes descia do morro obstruindo as ruas”, ressalta o engenheiro.

Para Cicera dos Santos, moradora do Santa Maria há 14 anos, a obra que está sendo realizada no bairro era essencial para toda a comunidade. “Aqui era só lama. Nós moradores éramos marginalizados pelo resto da sociedade e hoje a nossa situação já mudou. Muitas pessoas do bairro estão trabalhando na obra e fazendo cursos que a prefeitura está oferecendo aqui pela Fundat. A cara do bairro é outra, completamente diferente e quando tudo estiver pronto vai ser um sonho”, desabafa a dona de casa.

De acordo com o encarregado de obras, Djair Benjamin de Oliveira, da construtora Delta, responsável pela drenagem, pavimentação de ruas e a construção de dois canais no conjunto Padre Pedro, 95% desta outra parte da obra no Santa Maria já estão prontos. “No dia 28 nós estaremos concluindo todo o serviço nessa área. Das 14 ruas apenas a rua 4 e uma parte da avenida Contorno ainda não foram pavimentadas. O canal da avenida Contorno está pronto e até o dia 15 de março o canal da avenida Auxiliar ficará também”, afirma o encarregado da Delta.

As 78 famílias que viviam na encosta do morro do Avião, uma zona de risco, em breve receberão suas casas próprias. Até o final do mês de abril a prefeitura estará entregando a essas famílias previamente cadastradas o novo lar que está sendo construído na zona de expansão de Aracaju. “Daqui a 45 dias nós entregaremos as casas, pois 80% dos serviços já foram concluídos”, comenta José Luis da Fonseca, encarregado de obras da Macedo Engenharia, responsável pela construção de uma etapa de casas no Santa Maria.

Educação

Outro grande registro dentro do maior canteiro de obras de Sergipe é a construção do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, com capacidade para mais de 3 mil alunos dos ensinos fundamental e médio, que está sendo construído pela Prefeitura da Cidade em parceria com o Governo Federal, Ministério Público e Governo do Estado. O fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Adalberto Bispo do Nascimento, informa que 68% da obra que cabe à Prefeitura estão prontos. “A prefeitura está construindo em uma área de 2.677,79 metros quadrados, cinco blocos. No bloco A vai ter três berçários, um fraldário e uma sala de atividades, uma completa creche”, ressalta Adalberto. “No bloco B vão ter seis salas de atividades, já o C vai compor toda parte administrativa. Entre os blocos D e E serão distribuídas áreas para cozinha, refeitório, lavanderia, mais seis salas de atividades e uma videoteca”, lembra o fiscal. Nessa área os alunos ainda vão poder contar com um belo parque infantil e praça.

Também está sendo construída pela PMA a nova unidade produtiva da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) para oferecer à comunidade do Santa Maria cursos que proporcionem a geração de emprego e renda. A obra foi solicitada pela população nas reuniões do Orçamento Participativo. O Centro Produtivo do Santa Maria vai contar com três prédios independentes que servirão como áreas de treinamento nos segmentos de artes e confecções, movelaria e carpintaria e coordenação pedagógica.

Cada prédio da unidade terá em sua estrutura salas de aula, depósitos, além de banheiros masculinos e femininos e outros compartimentos, totalizando uma área construída de 700 metros quadrados. “Nós temos uma previsão para entregar a nova unidade da Fundat no mês de abril. Mais de 65% dos serviços foram concluídos”, informa o encarregado de obras da GP Engenharia, João Batista.

Obras entregues

A construção da praça Padre Melo e da Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, a reforma da Unidade de Saúde Elisabeth Pita, a urbanização da praça da feira, a reforma e ampliação da Escola Municipal Laonte Gama, a criação das escolas municipais Diomedes Silva e outra de ensino infantil, os cartões sociais que atendem a 3 mil famílias são a prova da presença efetiva do poder público municipal no bairro Santa Maria na atual administração.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.