Reurbanização da Coroa do Meio garante mais qualidade de vida à população do bairro
De acordo com Pedro Araújo, engenheiro da LOC Serviços e Transportes Ltda, empresa responsável por parte dos serviços, 62 casas que integram o programa Moradia Cidadã, onde famílias que moram em palafitas e barracos são transferidas, estão em andamento. “Dessas 62, 40 já estão com alvenaria e 20 já estão cobertas, ou seja, praticamente prontas. Na drenagem das ruas, que já foi iniciada, estamos fazendo galerias de 2 por 1/5 para conter as águas pluviais e facilitar a passagem das águas de esgoto”, informa Pedro.
A pavimentação, de acordo com Antônio Vasconcelos, coordenador de operações da Emurb, já está com 60% concluída. “O comprimento total de pavimentação de todas as ruas trabalhadas soma 12 quilômetros. Desses, sete já estão prontos”, diz Vasconcelos. Para ele, o mais importante nesse trabalho é melhorar as condições dos moradores do local.
“A obra, além da parte urbana, retira as pessoas de moradias inadequadas, como palafitas e barracos. Ao todo serão 600 famílias beneficiadas com o projeto e isto beneficia cerca de três mil pessoas”, destaca. O trabalho de pavimentação, ainda segundo Antônio Vasconcelos, beneficia quatro mil famílias residentes nas áreas pavimentadas, somando vinte mil pessoas que não mais sofrerão com alagamentos, sendo que as condições de tráfego também não serão mais as mesmas.
O fiscal da obra e assessor da diretoria de obras e operações da Emurb, José Henrique Rodrigues, diz que já foram entregues até agora 353 casas. “Estamos seguindo o cronograma da obra e a nossa expectativa é que tudo esteja pronto até o mês de março do próximo ano”, enfatiza o engenheiro, destacando a relevância dos serviços feitos pela PMA no bairro Coroa do Meio.
“Esta é uma obra imensa e impressionante. Ela está urbanizando um bairro inteiro, concedendo moradia digna às pessoas e ainda melhorando o meio-ambiente que estava se degradando, além do impacto turístico, pois esta obra ainda conta com a parte de embelezamento”, frisa Henrique.
Perimetral
Na avenida Perimetral, um módulo de apoio da Guarda Municipal (que concedeu segurança a todos os envolvidos na obra desde o seu início), o museu do mangue, o centro produtivo e quiosques também serão construídos. Atualmente, 142 funcionários trabalham no complexo de obras do bairro.
“A avenida Perimetral é a via principal, pois ela liga o terminal de ônibus da Atalaia à rua Urbano Neto (rua do farol da Coroa do Meio). A avenida terá uma calçada de dois metros nos dois lados e uma ciclovia que irá margear a maré do Apicum até a rua Urbano Neto”, informa Antônio Vasconcelos. A avenida possui 2.700 metros de extensão e pista de rolamento com largura de 9 metros.
A Prefeitura de Aracaju também irá investir em áreas de lazer no bairro. “Iremos criar uma quadra poliesportiva. A população irá ganhar muitos benefícios com estes serviços, bem como o meio-ambiente, porque iremos urbanizar várias áreas para não dar espaço ao acúmulo de lixo”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Reurbanização da Coroa do Meio garante mais qualidade de vida à população do bairro – Fotos: Wellington Barreto