Reunião formata agenda de trabalho com áreas técnicas da saúde
Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 4, para elaborar uma agenda conjunta de trabalho, relativa a 2011, a partir de uma avaliação do ano passado. O encontro aconteceu na sala de reunião na sede do Laboratório Central, em Aracaju.
Durante o encontro, os profissionais pontuaram as principais demandas do serviço e apresentaram sugestões dentro de suas áreas de atuação para o funcionamento do serviço integrado. “Nesta reunião estamos ouvindo e apresentado propostas para prestar um serviço cada vez com mais qualidade”, afirmou a superintendente do Lacen, Danuza Duarte Costa.
De acordo com a gerente do Núcleo da Rede Estadual de Laboratórios Públicos de Sergipe (Redelab) do Lacen, Zelma Moura Nascimento, cujo serviço é responsável pela capacitação e supervisão dos Laboratórios que realizam exames de saúde pública, a reunião é mais um mecanismo de comunicação integrada da rede de assistência às endemias. “Com essa agenda vamos responder as demandas com maior rapidez”, ressaltou.
A coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, informou que o Núcleo trabalha com áreas distintas, por isso a necessidade de manter um diálogo permanente com todas as áreas técnicas. “O Lacen realiza os diagnósticos que são utilizados pela Secretaria na prevenção, controle e alerta de possíveis surtos, epidemias e agravos inusitados, e também em relação às doenças de notificação regular e compulsória”, explicou.
Ao final do encontro ficou definido que mensalmente haverá reunião com todas as áreas das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica, onde serão feitas análises dos dados processados, recomendação das medidas de controle de agravos e doenças, avaliação da eficácia das medidas adotadas, entre outros.
A reunião contou com a participação dos seguintes profissionais do Lacen: coordenadora das áreas Técnicas, Kariny Souza, gerente de Biologia Médica, Sandra Maria Cavalcante, gerente de Entomologia, Catarina Zita, gerente de Produtos e Meio Ambiente, Antônio Augusto Vieira, gerente de Recepção, Coleta de Material e Amostras, Erika Teles. Da Secretaria de Saúde: o médico infectologista da Vigilância Epidemiológica da SES, Marco Aurélio Góes; a coordenadora de Notificações, Márcia Dantas; a gerente de Imunizações, Sândala Teles, além de demais técnicos da área.