[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Assuntos como as novas estratégias da recém-criada Diretoria de Captação, os telejornais da TV Brasil e a relação com as emissores que integram a rede, dentre outros, foram debatidos na última terça-feira, 10, e esta quarta-feira, 11,  na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, com a presença dos gestores das TVs públicas de todo o país. O estado de Sergipe foi representado pelo presidente da Fundação Aperipê, jornalista Luciano Correia, que aproveitou o encontro para levar as preocupações específicas relacionadas com a TV Aperipê e sua inserção no contexto da TV Brasil.

Ainda nos painéis dedicados ao jornalismo e à programação, realizado na tarde de ontem, Correia cobrou maior participação das afiliadas nos programas e telejornais da rede e que as matérias veiculadas em rede na TV Brasil não só incluam aqueles que ressaltam os aspectos folclóricos e inusitados ocorridos nas praças menores, mas, sobretudo, que incorpore também as reportagens de comportamento, costumes, economia, etc. “Defendemos a presença da diversidade na programação, hoje uma reivindicação praticamente consensual em todo o mundo, e este objetivo deve ser alcançado eliminando os desequilíbrios entre a cabeça de rede e afiliadas”, defende Luciano Correia.

Para o presidente da Fundação Aperipê, os desvios historicamente consagrados pela ação despótica das redes comerciais na sua relação com as afiliadas só serviram para divulgar a imagem de um Brasil deturpado, formada a partir de preconceitos, fato inconcebível no estágio atual da sociedade brasileira. “Precisamos eliminar essas assimetrias, até porque a era da comunicação de massa está dando lugar a uma comunicação ponto-massa, ou seja, todos somos sujeitos da produção de conteúdos”, afirmou, acrescentando que a mudança para o patamar digital “quebra as velhas e viciadas panelinhas da radiodifusão tradicional”.

Depois dos painéis sobre captação, programação e jornalismo, apresentados, respectivamente, por Cícero Feltrin (diretor de Serviços e Captação), Walter Silveira (Superintendente de Programação) e Nereide Beirão (Diretora de Jornalismo), O III Encontro do Comitê da Rede Pública de Televisão prosseguiu nesta quarta-feira, com a discussão dos temas “Intervalos em rede: formatação e monitoramento” e “ANCINE: financiamento de conteúdo para TV Pública”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.