Reunião científica do Centro de Atenção à Mulher será 2ª feira
Na próxima segunda-feira, 16, o laboratório de referência em citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) vai realizar a segunda reunião técnico-científica do setor. Desta vez, serão discutidas questões relacionadas ao processamento de amostras para análises citológicas. Médicos, técnicos e auxiliares do laboratório, além de outros profissionais do Caism, participarão do debate, que será realizado das 9h ao meio-dia no mini-auditório da unidade.
De acordo com o gerente de laboratório do Centro, Francisco Santana, a reunião dá continuidade a um trabalho de educação permanente que teve início no mês de junho. "No primeiro encontro, tratamos da recepção e a triagem dos exames de lâmina. Agora vamos discutir o processamento da amostra para a análise, que é justamente o ato de corar a lâmina utilizando um método cientificamente reconhecido. Sem coloração, não é possível analisar a lâmina já que, de modo geral, as células são transparentes", explicou Francisco.
O gerente destacou ainda que cada etapa do exame deve estar ajustada com a proposta do laboratório. "Através dessas reuniões realizadas regularmente, queremos reforçar nos profissionais o zelo que é indispensável a esse trabalho. Se todas as etapas do exame estiverem funcionando de acordo com o que está sendo planejado, diminuiremos ainda mais a incidência de erros", disse o médico.
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem um papel importante e abrangente no trabalho de prevenção e controle do câncer de colo uterino. Só no laboratório da unidade, aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, são emitidos por mês para detectar lesões no colo do útero. O setor recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]