[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Valorizar a cultura e desenvolver o sentimento de pertencimento das comunidades em relação às manifestações culturais. Estes são apenas alguns dos objetivos perseguidos pelos 30 Pontos de Cultura que serão instalados em Sergipe. A partir de um convênio assinado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC) em julho de 2008, serão investidos R$ 5,4 milhões nos pontos durante três anos.

No dia 30 de abril as inscrições foram encerradas com um saldo de 73 projetos inscritos. A partir daí, todos passaram pela avaliação de documentos e 62 continuaram habilitados a concorrer. Agora, os habilitados passarão pelas avaliações técnica e de mérito entre os dias 1º e 6 de junho. A primeira consiste em avaliar a viabilidade técnica dos projetos, como conteúdo, metodologia, propositura. Serão classificados os projetos que alcançarem mais de 50 pontos.

A fase seguinte consiste em uma análise realizada por uma comissão tripartite com representantes do MinC, da Secretaria de Cultura e da sociedade civil. Chamada de avaliação de méritos, esta fase leva em conta, entre outros pontos, a experiência da instituição com projetos culturais, a territorialidade onde será desenvolvido e o atendimento a municípios com menores IDH.

A divulgação dos 30 selecionados, feita no Diário Oficial, será no próximo dia 8. Entre os dias 9 e 18 de junho, as instituições que forem desclassificadas poderão apresentar recursos no setor de protocolo da Secretaria de Cultura. Já a entrega dos documentos necessários ao conveniamento para as instituições classificadas acontecerá de 22 de junho a 22 de julho.

Recursos

Cada ponto irá receber uma verba de R$ 180 mil em três parcelas durante três anos. A fiscalização dos recursos será feita pela Cultura. “Antes da liberação da verba, serão realizadas três oficinas: Gestão, Cultura Digital e Prestação de Contas. A Secretaria de Cultura oferecerá todo o aporte para que os pontos sejam desenvolvidos de acordo com os projetos”, explicou a coordenadora da Rede de Pontos de Cultura de Sergipe, Angélica Amorim.

Sergipe conta somente com seis pontos de cultura. Segundo Angélica, a implementação de novos pontos modificará a realidade cultural sergipana. “É uma forma de acesso a produção cultural, é um instrumento de divulgação da cultura. Muitas pessoas fazem a cultura nos municípios mais longínquos, mas não conseguem fazer fruir a produção cultural local. Com os Pontos de Cultura, o processo de identidade cultural será reconhecido”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.