Residentes do Rio Grande do Sul fazem estágio optativo na Saúde Municipal
A escolha por Aracaju levou em consideração a execução do modelo assistencial que opera hoje no município. “Em outros momentos já havíamos tido a possibilidade de vivenciar o modelo Saúde Todo Dia. Sabendo da potência que ele tem em organizar um novo modelo assistencial centrado nas necessidades de saúde dos usuários e das diversas necessidades que vêm sendo implementadas em Aracaju, decidimos que aqui seria o local mais adequado e tivemos uma boa receptividade por parte da gestão local”, relatam os residentes.
Eles passaram o mês de junho em Aracaju, em cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participando de diversas atividades que incluíam coordenação e planejamento em Saúde Coletiva, capacitação de Integração dos agentes Comunitários com os Agentes da Dengue, visitas às Unidades de Saúde da Família (USF) e à Central de Regulação onde são feitas as marcações de exames e consultas especializadas. Atualmente Aracaju tem uma das melhores Centrais de Regulação do país.
Entre as características que mais chamaram atenção dos residentes, na atual administração, está a preocupação e ação que a SMS tem em articular e pactuar a implementação do projeto Saúde todo Dia entre a própria gestão e os trabalhadores da rede. “Encontramos, no investimento que está sendo feito pela gestão na coordenação e na supervisão da Atenção Básica, a valorização da atenção básica e dos seus profissionais. Aqui existe o reconhecimento do valor que os profissionais que compõem o modelo proposto assumem em sua execução”, explicam.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Residentes do Rio Grande do Sul fazem estágio optativo na Saúde Municipal – Fotos: Ascom/SMS