[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju está buscando parcerias para execução do projeto de construção do Memorial dos Náufragos, que visa resgatar uma das mais surpreendentes páginas da história do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
A equipe técnica da Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento – responsável pela elaboração do projeto, vem mantendo contatos com instituições públicas e privadas a fim de obter parcerias para implementação e execução do Memorial dos Náufragos.
No último dia 27 de maio, o projeto conseguiu um importante parceiro. Após a visita do capitão dos Portos de Sergipe, Fernando Furtado, ao prefeito Marcelo Déda, ficou definido que a Marinha do Brasil fornecerá informações referentes ao ataque submarino alemão à costa sergipana, além de material recolhido da época.
O Memorial mostrará uma visão inédita do que foi de fato o ataque submarino alemão U-507 que, em agosto de 1942, torpedeou e afundou os navios mercantes brasileiros Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo em águas sergipanas.
Numa área de 3.500 metros quadrados na orla da Atalaia, o Memorial contará com quatro módulos simbolizando passadiços de comando de navios. O local também funcionará como um centro de pesquisa histórica sobre a construção das áreas de Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e Belém, além de informações sobre os primeiros socorros às vítimas pelos aviões do Aeroclube de Sergipe.
O visitante também terá à disposição informações sobre o mapeamento dos ataques submarinos e das aeronaves da FAB – Força Aérea Brasileira – e dos Estados Unidos da América, além de todo planejamento das operações navais e de proteção aérea dos comboios marítimos ao longo do litoral brasileiro.
O Memorial dos Náufragos será o mais completo acervo de informações da guerra no Brasil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.