[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Representantes do Ministério da Saúde chegaram a Aracaju na manhã de hoje, 11, para conhecer os serviços informatizados da Rede Municipal de Saúde. Apontada como referência nacional pelo pioneirismo no sistema de informatização que opera o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Aracaju servirá de modelo para implantação e implementação do projeto de informatização em outros municípios brasileiros.

O principal motivo da visita, conforme explica o coordenador, é conhecer como funciona o serviço de informatização em Aracaju, sobretudo a Central de Regulação, que organiza as demandas de procedimentos de média e alta complexidade.

“Viemos acompanhar de perto como funciona o sistema de Aracaju. O projeto desenvolvido aqui é do Ministério da Saúde e Aracaju se evidencia por ter sido o município piloto na implantação e implementação. Com seu funcionamento já devidamente testado, estamos avaliando as possibilidades de sua adesão em outros estados”, informa o coordenador do Data-SUS, Ernani Bento Bandarra.

Acompanhados pelo secretário de Saúde Rogério Carvalho, Ernani Bento Bandarra e os demais representantes do Ministério conheceram de que forma estão estruturadas as redes assistenciais do município de Aracaju. Partindo primeiramente da Rede de Atenção Básica, os representantes acompanharam o sistema desde o serviço que é prestado no acolhimento nas Unidades de Saúde da Família (USF), através dos Terminais de Atendimento do Cartão SUS (TAS), passando à Rede de Urgência e Emergência, conhecendo o Pronto-Socorro São José e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju), até a Central de Regulação, sistema que organiza a oferta e demanda de exames e consultas especializadas, bem como de outros serviços da média e alta complexidade. Durante a visita Rogério Carvalho explicou o modo de funcionamento de cada rede.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.