[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nas últimas quinta, 26, e sexta-feira, 27, o Hotel Parque dos Coqueiros reuniu cerca de 20 presidentes de Juntas Comerciais de todo o país para uma troca única de experiências. A 2ª plenária deste ano da Associação dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anpej) foi captada para Sergipe pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Anpej e da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho, destacou a atuação do Governo de Sergipe na área da economia. "Na maioria dos estados, o governo não dá tanta importância às juntas comerciais e vejo que, em Sergipe, a situação é contrária. No geral, as juntas estão se modernizando e têm partilhado com outros órgãos várias ações o que tem propiciado uma convivência fraternal e salutar em prol dos estados", afirmou.

Representando o governador Marcelo Déda durante a solenidade, o secretário Jorge Santana destacou a importância com que é encarada a economia no país, em seus diversos aspectos. "O Brasil passa por um momento muito singular quanto ao desenvolvimento do binômio desoneração/simplificação, numa fase em que as juntas comerciais deixam de ser cartórios empresariais para se tornar instrumentos ágeis que defendem a competição na atividade comercial", disse ele, ao destacar que a Jucese está correspondendo às expectativas de dinamização de suas ações.

"Destacamos também a importância que tem a Lei Geral para as juntas comerciais, visto que ela irá simplificar a abertura de empresas e, conseqüentemente, a atividade empresarial", afirmou Jorge Santana.

O presidente da Jucese, Marcos Andrade, comparou o desenvolvimento econômico do Estado ao funcionamento dos meios de transporte, elogiando o trabalho de toda a equipe envolvida . "Jorge Santana e eu somos passageiros, e os servidores são os motoristas e cobradores que conduzem o transporte dessa máquina que é o Estado", disse ele, ao reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores do órgão.

Programação

Sergipe foi escolhido por unanimidade para realizar a reunião, que acontece a cada três meses. A Junta Comercial de Sergipe hoje é modelo para todo o país em termos de eficiência no quesito da implantação do Sistema de Digitalização de Processos. A ação é uma das premissas do programa de modernização do órgão e tem como finalidade eliminar a burocracia e a demora na consulta dos procedimentos realizados pela Jucese.

Durante a sexta-feira, os convidados participaram de reuniões de trabalho. Para o sábado, 28, foi organizada uma viagem às cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, além de uma visita ao Centro Artesanal de Aracaju, para que os visitantes pudessem conhecer um pouco dos atrativos turísticos que o Estado oferece. Os espaços lúdicos também fizeram parte da programação, incluindo passeios à Casa de Show Cariri e à Orla de Atalaia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.