[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último dia 25, a equipe do Departamento Técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec/SE) recebeu a visita do diretor da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Pará, Rodrigo Garcia. A cortesia foi indicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), devido ao exemplo que Sergipe vem dando na elaboração e condução da Política de Desenvolvimento Industrial (PDI).

O Estado de Sergipe foi o primeiro do Nordeste e o terceiro do país a elaborar a sua PDI nos moldes da política industrial nacional (Plano Brasil Maior). De acordo com a diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, a visita serviu como uma troca de experiência sobre os projetos de desenvolvimento conduzidos pela secretaria. “O Pará vai elaborar a sua PDI e a referência deles será a nossa”, ressaltou.

“Nós colocamos para o Rodrigo Garcia que a PDI-SE foi construída em conjunto com o setor privado, universidades, institutos de pesquisa, secretarias de governo, ou seja, foi construída pensando o desenvolvimento de Sergipe de forma sistêmica. A PDI tem 79 ações, 12 setores prioritários, desafios, estratégias, macrometas e indicadores”, acrescentou Sudanês.

Segundo a diretora, a PDI de Sergipe tem sido modelo para diversos Estados. “Inclusive, a ABDI virá ao nosso Estado para implantar um sistema de monitoramento de indicadores da PDI. Esse sistema que Sergipe passará a ter é o mesmo sistema de monitoramento que o governo Federal está fazendo com a sua política industrial, o Plano Brasil Maior”, detalha.

Além da política industrial, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) é outra política pública que o Estado de Sergipe é referência. “O Pará instalou o seu núcleo de APL recentemente e também veio nos procurar para conhecer como nós trabalhamos com isso, que instrumentos utilizamos, como são feitas as parcerias, como é composta a equipe da Sedetec, entre outros assuntos relacionados. Essa foi a primeira reunião que será objeto de uma parceria futura com a Secretaria do Pará”, afirma.

Para Rodrigo Garcia a visita a Sergipe superou todas as suas expectativas. “Aprendi muito com a equipe da Sedetec e espero promover um encontro entre os técnicos de Sergipe e nossa equipe, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, inclusive vou sugerir que façamos uma parceria mais sólida entre ambas, principalmente no que diz respeito aos projetos de Arranjos Produtivos Locais e na política industrial”, afirmou o diretor paraense.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.