[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Gestores escolares e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participam nesta quinta-feira, 19, de uma capacitação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Agregadas. O evento teve início às 8h, no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Seed, e vai  até às 18h.
 
De acordo com a coordenadora estadual do PDDE, Julita Batista da Cruz Lopes, a capacitação visa orientar os técnicos e gestores quanto às normas que regulamentam a execução do programa. “Vamos tratar da execução do PDDE, a legislação, a resolução que norteia todo o programa. Hoje temos aqui representantes de 61 escolas da rede estadual. Na sexta-feira será a vez dos gestores e técnicos de escolas municipais”, explicou.
 
A capacitação foi ministrada pela técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Urânia Ramos, que durante essa semana, de segunda até quarta-feira, juntamente com uma equipe da Seed, visitou 35 escolas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro a fim de verificar como anda a execução do programa.
 
“Quando nos dirigimos a um estado brasileiro, imaginamos que, pelo tempo em que existe o programa, tudo já está de acordo com o que as leis preconizam. Mas quando vamos verificar nas escolas, observamos que a execução ainda deixa a desejar, talvez pela falta de leitura ou por desconhecimento das leis. Por isso a gente busca orientá-los, pois, para gastar esses recursos, é preciso estar atento às leis que regulamentam essas execuções”, disse.
 
O diretor da Assessoria de Planejamento da Seed, Aristóteles Gomes de Oliveira, destacou que essa capacitação promove um maior contato entre os gestores e o FNDE, resultando numa melhor aplicação dos recursos. “É importante para que a gente consiga fortalecer a gestão financeira nas escolas, para orientar e atingir a finalidade delas, que é o aluno, o ensino. O FNDE visitou escolas, com uma equipe da Secretaria, e hoje estamos mostrando o que foi encontrado nessas escolas e trazendo informações novas. Isso auxilia, de fato, a execução bem feita dos recursos públicos nas escolas”, afirmou.
 
Orientação
 
Os participantes viram na capacitação uma oportunidade para receber orientações sobre como melhor aplicar os recursos do PDDE. “Esse evento é interessante para que nós tenhamos um melhor esclarecimento sobre os recursos que chegam a nossas escolas. Esses recursos vão para projetos pedagógicos, infraestrutura, pequenos serviços, por isso acho importante essa capacitação que estamos recebendo hoje”, disse Rita de Cássia dos Santos Pinto, diretora da Escola Estadual Professor Diomedes Santos da Silva, de Nossa Senhora do Socorro.
 
O técnico financeiro da Diretoria Regional de Educação (DRE 2), Paulo Antônio de Jesus, também elogiou a iniciativa, que trouxe para ele mais informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola. “A gente precisa sempre estar buscando conhecimentos para aplicar de forma coerente e beneficiar mais e melhor os nossos alunos. É muito importante a Secretaria repassar isso para todos os diretores e gestores escolares”, afirmou.
 
Já a diretora Adriana Hora Santos, do Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, destacou que alguns gestores e técnicos precisam dessa orientação, pois muitas vezes desconhecem a forma correta de aplicar o PDDE. “Achei formidável esse momento, não só para os diretores, mas para todos da Secretaria que trabalham com os programas e com os recursos do PDDE. Muitos diretores, mesmo tendo recebido a resolução com as diretrizes do Ministério da Educação, ainda têm executado de forma incorreta, por desconhecimento”, disse.
 
A coordenadora do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, Germana Souza, afirmou que muitas vezes, por conta do dia a dia corrido nas escolas, muitos gestores não ficam a par do que precisam saber sobre o programa. “Esse tipo de contato é importante porque a gente vai diretamente nas informações do FNDE sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola”, explicou.
 
Programação
 
A capacitação ocorre nesta quinta-feira, 19, para técnicos e gestores de escolas estaduais, e na sexta-feira, 20, para os representantes das escolas municipais, sendo a programação a mesma para os dois dias.
 
Pela tarde, das 13h30 às 15h15, a técnica do FNDE, Urânia Ramos, fará uma abordagem acerca das formas de execução dos recursos, sobre serviços bancários e procedimentos administrativos das unidades executoras e entidades mantenedoras, e comentários sobre as impropriedades e irregularidades na gestão dos recursos do PDDE, e de suas ações agregadas, constatadas em visitas de acompanhamento e auditorias, bem como sobre as medidas recomendadas para preveni-las e saná-las.
 
Das 16h45 às 17h30, haverá uma explanação sobre prestação de contas, com instruções a respeito de preenchimento de formulários e de lançamento de informações em sistema informatizado.
 
A capacitação finaliza-se com um momento para sanar as eventuais dúvidas e para o preenchimento do questionário de avaliação do evento, a partir das 17h30.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.