[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um dos palestrantes do seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, elogiou nesta quarta-feira, 7, a iniciativa do Governo do Estado em promover o evento e buscar o desenvolvimento. "Essa não é uma discussão conceitual, mas um evento estratégico, o que demonstra o interesse de Sergipe pelo planejamento, com ampla participação popular", disse Oliveira.

O secretário de Desenvolvimento Territorial falou sobre os planos do MDA no painel "Modalidades de Planejamento Regional de Ações". Para Humberto Oliveira, "Sergipe sai à frente de várias iniciativas que o Governo Federal está trabalhando para o país, a exemplo da abordagem territorial no PPA, algo absolutamente inovador". O PPA é o Plano Plurianual, voltado para o planejamento econômico da União e dos Estados.

Oliveira disse que, para fazer a reforma agrária e consolidar a agricultura familiar, o MDA trabalha em 118 territórios rurais no país, dos quais 48 no Nordeste e três em Sergipe. Os territórios rurais sergipanos, Alto Sertão, Sertão Ocidental e Centro-Sul, abrangem 75% dos agricultores do Estado. No Brasil, a agricultura familiar movimenta R$ 200 bilhões por ano, o que representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Um dos objetivos do seminário, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Sergipe, é construir uma agenda e capacitar gestores públicos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Participativo e Regionalizado do Estado. Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, com a colaboração do Banco do Brasil, o evento começou na terça-feira, 6, e termina nesta sexta-feira, 9, com a participação de instituições locais, nacionais internacionais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.