[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em virtude da forte ventania que atingiu a capital sergipana e alguns municípios do interior na noite da última quinta-feira, 18, as equipes de engenharia e assistentes sociais da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) estiveram no galpão localizado entre as ruas Amapá e Bahia, no bairro Siqueira Campos, onde estão abrigadas famílias assistidas pela Secretaria, para avaliar os estragos causados pelo fenômeno.

De acordo com a diretora de Habitação da Seides, Andréa Galindo, a situação está sob controle e a empresa contratada para fazer a reposição das telhas deve iniciar o trabalho ainda nesta sexta, após os tramites legais de contratação. “Estamos avaliando os danos, mas já entramos em contatos com a empresa que vai fazer o serviço de reparo. A contratação está sendo realizada em caráter emergencial para atender à população o quanto antes”, disse a arquiteta.

Além de ter destelhado pequena parte do galpão, os ventos que chegaram a mais de 60 km/hora provocaram danos materiais em diversos pontos da capital sergipana, onde casas tiveram as telhas arrancadas, muros de estabelecimentos comerciais e esportivos caíram, e placas, outdoors e várias árvores foram derrubadas.

Vistorias

Desde a noite da quinta a equipe de engenharia da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Codec) acompanha de perto as consequências da ventania, oferecendo assistência à comunidade e alertando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes. Esta manhã, o grupo realiza a vistoria nos prédios e casas de Aracaju e Grande Aracaju que sofreram danos causados pelo vento como, por exemplo, a igreja São Pedro Pescador, no bairro Industrial.

“No momento em que parte do telhado caiu havia pessoas na missa, das quais três tiveram escoriações leves e foram levadas para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, explicou o major Mendes, coordenador da Defesa Civil de Sergipe.

Segundo ele, quem tiver dúvidas sobre a estabilidade da estrutura física de prédios e casas deve solicitar uma vistoria da Defesa Civil no local através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) através do número 190, ou ainda pelo telefone (79) 8822-1374. “Estamos trabalhando em estado de alerta para garantir que a sociedade sofra o mínimo com as consequências do vendaval”,  frisou o major.

Prevenção

O coordenador estadual da Defesa Civil alertou que a meteorologia indica que a previsão para esta sexta é de muita chuva e relâmpagos. Por isso, é importante que a população seja cautelosa e não fique nas vias públicas, debaixo de árvores e de estruturas metálicas. “Caso a pessoa esteja em casa, é melhor ficar em cômodos com lajes. Quem não possui lajes em casa pode ficar debaixo de uma mesa ou similar”, acrescentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.