[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Centro Cirúrgico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vem reduzindo constantemente o número de pacientes que, antes, aguardavam, internados, por vagas nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.

Entre os meses de janeiro a abril desse ano, a SRPA oscilou de 20 para 25 pacientes, a metade do que era registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com a coordenadora do Centro Cirúrgico, Cristina Santos, a reorganização do fluxo interno é uma das principais causas dessa estatística.

“Foram adotadas algumas medidas administrativas e gerenciais dentro do hospital e que deram resolutividade a esse fluxo. A maior rotatividade de leitos nas enfermarias e nas UTIs melhorou a oferta e a otimização do serviço. Hoje, por exemplo, temos 20 pacientes e nenhum grave. Isso é muito positivo”, explicou.

As enfermarias A, B, C, D e a Ala 300 recebem esses pacientes, além da Unidade de Internamento para Pacientes Críticos (UIPC), que continua com os dez leitos para receber casos mais graves. “Quando são disponibilizadas novas vagas nas enfermarias ou em UTIs, conseguimos realizar novas cirurgias porque o tempo de permanência do paciente na sala é reduzido”, enfatizou a coordenadora.

Estrutura

O Centro Cirúrgico do Huse funciona atualmente com seis salas de cirurgia, uma Farmácia Satélite 24h, vestiários masculino e feminino, salas de estar médico e de enfermagem, de equipamentos, expurgo (para onde é encaminhado todo o material utilizado após as cirurgias) e arsenal (setor responsável pela guarda de materiais já esterilizados).

O setor está capacitado para realizar cirurgias de pequeno, médio e grande porte, em múltiplas especialidades, incluindo as consideradas ‘especiais’ como neurocirurgia, ortopedia, torácicas, oncológicas, plástica corretiva e vascular. Todas as salas são dotadas de equipamentos completos de monitoramento e modernos aparelhos de anestesia. Na Farmácia Satélite, ocorre a reposição e montagem dos kits de anestesia e cirúrgicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.