[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para garantir uma maior agilidade e organização no atendimento na farmácia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), vem realizando melhorias no setor. Os fluxos de dispensação e de manipulação foram algumas das principais mudanças, bem como o controle e a conferência dos medicamentos.

De acordo com a gerente da farmácia central do Huse, Michelle Menezes, a reorganização do fluxo foi necessária para oferecer uma melhor qualidade no atendimento ao usuário da unidade.

“Reorganizamos todo atendimento e ampliamos a janela por onde é distribuída a medicação, facilitando a entrega e o diálogo com o paciente. Realinhamos os tipos de medicamentos, separando os de alto custo e os destinados para dor. Todos os medicamentos que vão para a manipulação da quimioterapia ficam em um ambiente reservado”, explica Michelle.

Segundo a técnica em farmácia, Rosileide Mendonça, as melhorias complementaram a organização do espaço. “Hoje, os trabalhos estão muito mais organizados e a equipe de farmácia vem atuando em seu próprio espaço. O fluxo interno da farmácia melhorou muito. Ficamos ao lado dos próprios farmacêuticos que nos orientam e passam todas as instruções sempre que precisamos”, comemora.

Outro fator que contribuiu bastante para o aprimoramento do serviço foi o cadastro dos usuários que recebem a medicação. Hoje, são mais de 640 pacientes cadastrados e atendidos pela farmácia da Oncologia. Para o farmacêutico, Guilherme Luz, esse serviço foi importante para conhecer o perfil de cada paciente que é atendido na unidade. “O cadastro facilitou para termos um controle melhor da distribuição do medicamento. Sabemos quantos pacientes estão sendo atendidos, qual é a medicação dispensada e a patologia tratada. Além de toda estrutura física modificada, a farmácia está com o fluxo melhor”, destacou.

Ainda de acordo com Guilherme, a farmácia da Oncologia está com 80% do abastecimento regularizado. “Com o abastecimento garantido, nosso trabalho melhorou significativamente. O empenho da gestão da FHS e da SES resultará em novos tempos no setor”, conclui o farmacêutico.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.