Renantique realiza concerto no Palácio-Museu Olímpio Campos
O Grupo de Música Renascentista Renantique levou ao Palácio Museu Olímpio Campos na noite dessa quarta-feira, 18, um público variado para assistir ao concerto da série ‘Ouvindo a História’ Educação Patrimonial – Divulgação e Preservação. O evento é parte da programação de aniversário do Palácio-Museu Olímpio Campos e marcou o dia 18 de abril, Dia Internacional do Museu.
No repertório, os músicos tocaram músicas da Idade Média e da Renascença: Danças Medievais & Renascentistas; Canções de Cruzada; Cantigas de Amigo, de Martin Codax e Canções de Amor da Renascença. Por quase duas horas, o grupo encantou a plateia que pôde, além de ouvir canções de época, conhecer os instrumentos musicais usados naquele período, numa verdadeira aula de história.
O Renantique tem a estrutura de um Broken Consort renascentista, onde são combinados instrumentos de famílias diferentes (sopro, cordas e percusão), cópias autênticas dos instrumentos da Idade Média e Renascença, e as vozes: soprano, contralto, contratenor, tenor e barítono. O grupo utiliza antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes.
Para executar o concerto com perfeição, o Renantique, formado em 1996 pela iniciativa do grupo de flauta do Centro de Criatividade e da soprano (in memorian) Adélia Vieira, vem se dedicando e se especializando em Música Antiga com professores do Brasil e de outros países. Participam de cursos e de festivais internacionais, como as Oficinas de Música de Curitiba e do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e do VII Encontro de Música Antiga de Olinda/PE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Renantique realiza concerto no PalácioMuseu Olímpio Campos – Fotos: Noel Lino/Secc