Relocação de alunos do bairro Santa Maria para EMEF Costa Melo supera expectativas
A secretária municipal de Educação, Tereza Cristina da Graça, explica que a medida envolve alunos e professores da quinta à oitava séries, o que proporcionou a ampliação do espaço necessário para atender os alunos de primeira à quarta séries, que representam a maior demanda na comunidade do Santa Maria. “Diante da necessidade e do fato de possuirmos algumas salas ociosas no Costa Melo, resolvemos, após várias discussões com a comunidade do bairro e professores, realizar essa relocação, onde bancamos os vales-transporte para o deslocamento dos alunos”, explicou a secretária.
Atraso
Segundo Tereza Cristina, a medida foi adotada emergencialmente no início do período letivo devido a um atraso, provocado por uma obra do governo do Estado, na construção do complexo educacional do Santa Maria, uma iniciativa capitaneada pelo Ministério Público e com a participação da iniciativa privada.
“Em abril de 2005, o ex-prefeito Marcelo Déda assinou a ordem de serviço para o início das obras do complexo, que envolve uma escola de ensino infantil e fundamental, com 12 salas de aula. Ocorre que na partilha de atribuições, o governo do Estado ficou responsável pela terraplanagem que, como não foi realizada no prazo previsto, impediu a realização dos demais serviços”, detalhou a secretária.
Segundo ela, esse atraso impediu que a comunidade, que apresenta uma enorme demanda, contasse com esse complexo educacional no início do período letivo 2006 e levou à transferência provisória dos alunos, já matriculados no Laonte Gama, que tem se revelado positiva para o Costa Melo.
Receptividade
Segundo o coordenador Geral do Costa Melo, Antônio Mota, a receptividade dos alunos tem sido além da expectativa e o sucesso da iniciativa reflete-se no próprio desempenho escolar. “Eles estão nos surpreendendo, pois mesmo estando distantes de casa e tendo que utilizar o transporte coletivo para chegar à escola, os resultados têm sido extremamente positivos. São alunos aplicados e que demonstram muito interesse em participar de todas as iniciativas”, revelou, ao informar que os alunos do Laonte Gama ocupam seis salas que estavam ociosas no Costa Melo.
“Aqui o espaço é muito grande e podemos realizar muita coisa que não podíamos na outra escola. Estou adorando”, declarou a aluna da 8ª série, Cristina Teles da Silva, que reside na rua “B”, 24, no Santa Maria, cuja opinião também é compartilhada com a sua colega Sara Lima Caetano, também da 8ª série, e vizinha.
As aulas de Educação Física, realizadas no amplo espaço físico da escola, também tem atraído muitos alunos como a jovem Camila Regina Santos, que se mostra entusiasmada com o local. “É realmente legal estudar aqui. Estamos gostando e sendo muito bem tratados”, enfatizou.
Solução provisória
A secretária de Educação faz questão de frisar que medidas como essa são provisórias e devem-se ao fato do Santa Maria apresentar uma enorme demanda e de ser melhor transferir os alunos de séries superiores.
“Pedagogicamente, não somos a favor de transferências deste tipo. A experiência nos mostra que é muito mais produtivo manter os alunos em suas próprias comunidades, onde estão efetivamente todos os elementos que compõem suas realidades e suas referências. Porém, esta é uma medida emergencial e estamos nos esforçando para torná-la eficaz”, salienta a secretária.
Segundo as estimativas da Semed, mesmo que o novo complexo educacional do Santa Maria fique pronto até o final do ano, é mais viável que todo o atual período letivo seja totalmente concluído no Costa Melo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Relocação de alunos do bairro Santa Maria para EMEF Costa Melo supera expectativas – Fotos: Wellington Barreto