[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje, dia 22, é o último dia da VIII Conferência Municipal de Saúde, que teve início na quinta-feira passada. Até o meio-dia deste sábado, os participantes terão aprovado o relatório definitivo da conferência na plenária final. A tarde de ontem foi de debate e votação das propostas provenientes das 43 Pré-Conferências Municipais de Saúde ocorridas em agosto. A exemplo da manhã, a tranqüilidade imperou durante as discussões.

Distribuídos em salas específicas em que foram discutidas oito temáticas diferentes, 360 pessoas participaram dos debates. Ao todo, foram 42 usuários indicados por entidades, 68 trabalhadores indicados pelas categorias, 52 conselheiros municipais de saúde (natos), 90 usuários eleitos nas conferências locais, 72 gestores e prestadores e 36 convidados.

Cada sala direcionou os trabalhos obedecendo a oito sub-eixos temáticos: Organização dos Serviços de Saúde; Participação Popular e Controle Social; Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Assistência Farmacêutica; Cultura Popular e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Saúde da Mulher, da Criança e do Idoso; e Intersetorialidade.

“As discussões foram abertas de forma que todo o plenário pode participar. Não houve nenhum cerceamento de palavra ou de proposta. Como funcionário do município de Aracaju e como presidente do Conselho Regional de Odontologia, sinto-me orgulhoso e parabenizo os profissionais da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, programa que estamos tentando implementar neste momento”, disse Augusto Tadeu Ribeiro Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.