[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, anunciou na manhã de hoje, dia 5, que a reforma para colocação do novo piso dos calçadões será iniciada a partir do dia 6 de janeiro, quando começarão os preparativos para execução da obra. A informação foi dada durante a premiação dos primeiros colocados no concurso de idéias para o design do novo piso, realizada na Galeria de Arte Álvaro Santos.

“Este é um passo para encerrar uma das polêmicas mais conhecidas em Aracaju num dos locais mais marcantes na história do povo da cidade e de Sergipe”, disse Marcelo Déda. “A rua João Pessoa e seus cruzamentos foram durante muitos anos ponto de encontro de intelectuais e personalidades sergipanas. Aquela região está marcada pela história do nosso povo”, completou.

A pedido dos comerciantes, que preferiram esperar o período natalino por causa do grande movimento no comércio, as obras vão acontecer preferencialmente no turno da noite, o que causará menos transtornos aos lojistas e consumidores do Centro Comercial. Além disso, a reforma será feita em módulos para não prejudicar o tráfego de pedestres.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o concurso foi a forma mais democrática de decidir sobre a escolha do piso. “Encontramos um modo dentro da lei das licitações para premiar a criatividade de forma participativa”, definiu.

Premiação

O concurso de idéias, promovido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Emurb, teve 13 trabalhos inscritos e foi vencido pelo arquiteto mineiro Max André Amaral, que recebeu como prêmio um cheque de R$ 8 mil. De acordo com ele, questões como facilidade de execução e manutenção foram consideradas. “Também tivemos uma preocupação grande com a acessibilidade de deficientes físicos e de usar materiais não escorregadios”, destacou o arquiteto.

O piso será nas cores branca, preta e vermelha e o desenho é composto por elementos modulares que se repetem nas cores escolhidas. A idéia é que as laterais tenham superfície mais lisa, executada em concreto. “O objetivo do trabalho é gerar uma identidade para cada trecho do calçadão”, explicou Max André.

Para Gilson Figueiredo, presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), a obra vai ajudar muito no processo de revitalização do comércio central de Aracaju. “Tenho que frisar que nós só conseguimos esta vitória graças à sensibilidade do prefeito Marcelo Déda e de sua equipe, que têm se mostrado muito comprometidos com a concretização de melhorias para os comerciantes”, ressaltou.

O segundo colocado no concurso foi o arquiteto sergipano Gândara Júnior, o terceiro lugar ficou com o arquiteto Benjamin Costa e a menção honrosa com Melcíades de Sousa. O segundo e terceiro lugares receberam, respectivamente, cheques nos valores de R$ 4 e 2 mil.

Critérios de Avaliação

De acordo com o prefeito Marcelo Déda, a equipe que julgou os trabalhos avaliou não só a criatividade e a beleza plástica do projeto, mas também a rapidez e facilidade para executá-lo, e os custos de manutenção. A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos Murilo Guerra e Décio Aragão, pela engenheira da Emurb Alana Melo, pela chefe de cerimonial da prefeitura e historiadora Ana Medina e pelo representante da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Geraldo Filho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.