[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Jogar o lixo na lixeira. Uma ação simples, mas valiosa para os cofres da administração municipal. Todos os anos, com as chuvas, o lixo lançado indevidamente pela população é carreado para a rede de drenagem, obstruindo bueiros e bocas-de-lobo. O problema é tão grave que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), desenvolveu um programa específico para impedir as conseqüências do mau uso das redes de drenagem pluvial da capital.

O Programa de Prevenção de Alagamentos, desenvolvido pela Emurb e aplicado há um ano e meio na capital, consiste em ações planejadas com o fim de solucionar problemas com a drenagem das águas das chuvas. Diariamente, diversos pontos da cidade recebem a visita das equipes da empresa. Os serviços executados vão desde a reposição de tampas de bueiros e bocas-de-lobo, até a implantação de novas galerias.

De acordo com o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb, o programa já demonstrou resultados positivos no período chuvoso deste ano. Diversas áreas da cidade não sentiram a interferência das chuvas para a boa circulação de veículos na capital. “É claro que ainda temos muito a fazer, principalmente se não contarmos com o apoio da população no que se refere à correta utilização dos canais e redes de drenagem. A maioria dos problemas com o escoamento das águas é fruto do lixo que a própria população da localidade lança na rede”, esclarece Valmor.

O presidente da Emurb ainda acrescenta que algumas atitudes chegam a beirar a incivilidade, tamanha a gravidade dos objetos encontrados nas redes de drenagem. Nas bocas-de-lobo e bueiros são os plásticos, garrafas de refrigerantes, latas e vidro os grandes vilões. Já nos canais da cidade a situação é ainda mais grave: sofás, fogões velhos, poltronas, colchões e uma infinidade de objetos domésticos são todos os dias encontrados pelas equipes da empresa.

“O compromisso com a manutenção das galerias é da administração municipal. Não queremos nos ausentar de nossas responsabilidades. Não é isso. O que pedimos é o apoio da população, pois nenhuma prefeitura tem o volume de recursos necessários para serem gastos unicamente com as desobstruções provocadas pelo uso indevido. A população precisa participar, colaborando para a construção de uma cidade mais limpa e com maior qualidade de vida”, conclui Valmor.

Rede de drenagem é o sistema natural ou artificial que tem a finalidade de drenar e dar um destino final às águas das chuvas, evitando alagamentos. Classificam em naturais, quando o escoamento ocorre sem a intervenção do homem, e artificiais, quando é fruto da engenharia. Na cidade de Aracaju as redes artificiais podem ser de dois tipos: superficiais, quando um declive produzido intencionalmente na malha viária possibilita o escoamento das águas de maneira natural, ou subterrâneas, quando é o resultado de um conjunto complexo de tubulações e canais que se interligam entre si.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.