[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação do programa de Saúde Mental, promove a terceira edição do ´Bazar Natalino para Todos´. O evento acontecerá no próximo dia 13, na Praça Fausto Cardoso. O objetivo do bazar é mostrar a comunidade os produtos que são confeccionados pelos usuários dos Caps.

No dia do evento, a praça Fausto Cardoso se transformará num amplo espaço de mostra e venda de produtos artesanais confeccionados nos cinco Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade, Arthur Bispo, Davi Capistrano, AD e Vida) que compõem a Rede Municipal de Saúde Mental. Além de peças natalinas serão comercializados peças de tricô, crochê, fuxico, tapeçaria e bijouterias. Todos os produtos estão sendo produzidos pelos próprios usuários nas oficinas terapêuticas que acontecem duas vezes na semana nos Caps.

Segundo a coordenadora do bazar, Sony Petris, a realização do bazar incentiva a autonomia dos usuários. “Percebemos que o trabalho dos usuários é valorizado e tem retorno, pois eles se sentem estimulados a começar a produzir em casa e a se tornar mais autônomo. O bazar serve também como uma atividade de inclusão social, demonstrando o quanto às pessoas com transtornos mentais são capazes de produzir algo útil”, explica.

Ela ressalta ainda, que a proposta do bazar também inclui a divulgação da rede de atenção psicossocial, a promoção de espaços de troca de experiências entre os usuários da rede e o estímulo à quebra do preconceito com relação à pessoa portadora de transtorno mental.

Estrutura

Em 2001 a rede Aracaju contava com um Caps privado, uma unidade de urgência, tipo manicômio (Adauto Botelho) e duas clínicas psiquiatras privadas contratadas. Hoje, após os esforços realizados pela SMS, a rede de atenção psicossocial de Aracaju é referência. Conta com cinco Caps, localizados estrategicamente em diversos pontos da capital. Também é referencia em saúde mental com psicólogo e psiquiatra nas unidades de saúde Anália pina, Francisco Fonseca, Sinhazinha e Cemca. Outra grande evolução foi a implantação de quatro Residências Terapêuticas e a urgência mental do hospital São José.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.