[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Atendendo a uma solicitação pessoal do prefeito Marcelo Déda, a Semed – Secretaria Municipal de Educação – tem conseguido ampliar o número de crianças em sala de aula desde o início da atual administração.
A campanha começou logo cedo, nos primeiros dias da gestão, quando o próprio prefeito, acompanhado da secretária Ana Lúcia Menezes, foi de casa em casa no bairro Santa Maria convencer os pais a matricular seus filhos nas escolas da rede municipal.
O apelo deu certo e, em uma das localidades mais carentes da capital, o índice de crianças atualmente fora da sala de aula é praticamente zero. “É um trabalho lento, delicado, mas que apresenta resultados positivos mais na frente”, comenta a secretária.
Ao assumir a rede, a atual gestão matriculou em 2001, 6.818 crianças, de 4 a 6 anos, na educação infantil. Um ano depois, esse número passou para 9.242, isto é, um crescimento de aproximadamente 35%. Incluindo também o ensino fundamental, o incremento foi de 30% no total de alunos.
Segundo Ana Lúcia, para conseguir esse desempenho a prefeitura desenvolveu inúmeras ações na melhoria e construção de escolas que possibilitaram a expansão da rede. Foram alugados também prédios nos bairros Aeroporto, Santos Dumont, invasão do Barroso (Farolândia), Santa Maria e Coroa do Meio. Diversas escolas passaram por melhorias em sua estrutura física, como também foram adquiridos novos equipamentos, possibilitando melhores condições de aprendizagem.
Aliado às mudanças estruturais, a Secretaria da Educação desenvolveu o projeto Escola Aberta, que consiste numa maior abertura da troca de conhecimentos entre professores e alunos. Diversas atividades lúdicas foram realizadas envolvendo alunos, pais e professores. A construção da Escola de Arte, no Parque da Sementeira, possibilitou o desenvolvimento do lado artístico dos estudantes da rede municipal.
“Sabemos que é apenas o começo, mas já estamos conseguindo excelentes resultados. O compromisso dessa administração com a criança, assumido no primeiro dia de governo, tem sido alcançado, pois não mediremos esforços para que todas estejam em sala de aula, tornando-se os cidadãos conscientes do amanhã”, ressalta Ana Lúcia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.