[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Rapidez e qualidade no atendimento. É com esse direcionamento que a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando na conformação de uma rede de urgência e emergência resolutiva e compromissada em salvar mais vidas. Composta por serviços de excelência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), implantado pioneiramente em Aracaju, o Pronto Socorro Cardiológico, Cirúrgico e Ortopédico do Hospital Cirurgia, PS infantil e Emergência Obstétrica do Santa Isabel, Santa Helena e Maternidade Hildete Falcão, alem de dois novos PS (zona Norte e o zona Sul), recém inaugurados pela Prefeitura, a rede é hoje a maior acolhedora dos casos dessa natureza no Estado.

O SAMU é referência de excelência em atendimento móvel de urgência para o Brasil. Equipado com quatro unidades de suporte avançado (UTI), sete unidades de suporte básico, três vans e seis veículos para o transporte e remoções de pacientes crônicos, o serviço possui também uma central que funciona 24h, 100% Informatizada, além de duas equipes de suporte avançado e cinco de suporte básico. O SAMU desempenha o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Mais uma vez a Saúde Municipal opera de forma inédita, agora nos novos hospitais de Pronto socorro, com um processo de substituição nos serviços de urgência e emergência na capital, saindo de unidades de Pronto-Atendimentos (PA), com fracas estruturas, para hospitais modernos. “É melhor trocar várias portas de PA de baixa resolutividade, por poucos Prontos Socorros de alta resolutividade. Com esta troca a gente salva mais vidas, já que passamos a criar uma unidade melhor estruturada, com exames de laboratório, raios-X, eletros, o que torna a investigação do problema mais detalhada. Além disso, a gente passa também a dispor da atuação de uma equipe multiprofissional, composta por clínicos, cirurgiões, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros”, explica o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Leandro Domingues. Ele explica que os antigos PA’s eram postinhos que funcionavam com a atuação de um único médico e uma diversidade de medicamentos muito menor.

Com um padrão internacional, e com uma equipe estruturada diariamente com 40 profissionais entre médicos (Clínicos, Pediatra e Cirurgião), enfermeiros, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem, o PS Zona Sul é, hoje, um sucesso. Somente no primeiro mês de funcionamento o PS Zona Sul registrou um total de aproximadamente 9 mil atendimentos, o que significa uma média diária de 300 pacientes, sendo 25% na área de pediatria. Esses números demonstram a importância que o hospital assume nos serviços de urgência e emergência na capital. Com pouco mais de um mês de funcionamento o PS Des. Fernando Franco já atua com um fluxo semelhante ao HGJAF, atendendo a uma média mensal de 10 mil pessoas.

Substituição

Em 2001 a população aracajuana tinha disponível apenas duas unidades de pronto socorros, uma funcionando no Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), outra no Hospital Cirurgia. Os serviços de urgência eram realizados nos antigos PA’s, que ao todo somavam cinco. Quando foi implantado o projeto Saúde Todo Dia, a Prefeitura de Aracaju estruturou a rede e hoje conta com serviços de urgências e emergências Clínicas, Pequenos Traumas e Pediatria no Pronto Socorro da Zona Sul; Urgência e Emergência no Pronto Socorro Zona Norte; Urgência Infantil no Hospital Santa Izabel; Urgências e Emergências Neuro-Comportamentais (Clínica) na Urgência do Hospital São José; Urgências e Emergências Cardiológicas, Clínicas, Ortopédicas e Pequenas Cirurgias no Hospital de Cirurgia – FBHC; Urgências Ginecológicas e Obstetrícias de Baixo e Alto Risco na Maternidade do Hospital Santa Izabel.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.