[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Há seis dias uma equipe formada por 10 funcionários da Empresa Municipal de Obras e Urbaização (Emurb) está realizando o serviço de desobstrução da rede de esgotos das ruas São Januário, São Francisco, São Carlos, “B” e “C” no bairro Japãozinho, zona Norte da cidade. A limpeza, que consiste na retirada de material depositado nas tubulações, foi iniciada no dia 4 de fevereiro e tem a previsão de ser finalizada no dia 18.

De acordo com o técnico de desobstrução, Fernando Barbosa, o trabalho é demorado devido à extensão da rede. São mais de 1000 metros de tubos e além disso em alguns pontos a retirada do material é feita manualmente. “A máquina não pode ser utilizada nesses pontos porque o material não tem resistência ao seu peso, mas esse serviço não representa nenhum tipo de risco para os homens”, explicou Barbosa.

Em outros trechos a retirada do lixo e entulho acumulados nas tubulações é feita através de um mecanismo chamado de “raspador seco”, que passa dentro dos tubos retirando os dejetos que interrompiam a passagem do esgoto. “Esse tipo de serviço deve ser feito todo ano, como manutenção para evitar alagamentos. No final do verão e próximo ao inverno é a melhor época, porque com as chuvas é que a gente vê a necessidade do serviço”, informou o técnico.

Uma moradora da rua São Januário, que acompanha o trabalho da equipe de desobstrução, relatou uma desagradável experiência causada pelo entupimento da rede. “No mês passado choveu e a água chegou até à calçada da minha casa, por isso esse serviço de limpeza é muito importante. A gente já tava até preocupada porque vai vir um toró por aí”, contou a dona de casa Maria Auxiliadora dos Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.