Rede Cidade Criança assegura sistema de garantias dos direitos de crianças e adolescentes em Aracaju
Nesta Rede de Proteção são utilizados projetos e programas que visam contribuir para o desenvolvimento pessoal e social da criança e do adolescente em situação de risco, de forma a contribuir com o desenvolvimento psicossocial do grupo atendido, visualizando o jovem como um sujeito que pode promover mudanças estruturais. Desta forma, a rede acaba estimulando o protagonismo juvenil.
Os programas e projetos que compõem a rede são o Criança Cidadã, que atende a 300 crianças e adolescentes, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que beneficia 2.900 crianças e adolescentes, atendendo inclusive as crianças que trabalham nas feiras livres da cidade.
A Rede disponibiliza também o Programa Acolher, que atende crianças e adolescentes em trajetória de rua; Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil; Programa Agente Jovem, que contempla 100 adolescentes; Programa Jovem Aprendiz, que contempla outros 160 adolescentes na perspectiva de incentivar e instruir jovens ao mercado de trabalho; Programa Medidas Sócio-Educativas, que atende aos jovens em conflito com a lei, encaminhados pelo Juizado da Infância e Adolescência; e o Programa Tim de ArtEducação, que contempla 360 crianças nas Oficinas de Música, Tradições Folclóricas, Literatura, Artes Cênicas e Dança.
Grandes benefícios
Os programas sociais executados pela Semasc trazem grandes benefícios para a população. As mães dos garotos demonstram satisfação com os resultados práticos destas atividades. “Aqui eles aprendem muito sobre os direitos e deveres e também para que nós sejamos co-responsáveis no processo de educação dos nossos filhos”, observa a dona de casa Maria de Lourdes Silva, 44, mãe de cinco crianças.
Além dos programas dirigidos para as crianças e adolescentes, a Semasc realiza atividades que envolvem a família. “A gente também participa e isso é muito importante, porque serve para a gente aprender mais sobre nossos filhos”, observa a dona de casa Valderene Nascimento, 35, mãe de quatro adolescentes.
Os adolescentes não escondem a satisfação por poder participar das atividades oferecidas pela Semasc. Emanuel Santos, 16, é um dos atendidos pelo Agente Jovem. Em pouco tempo de atividade, ele começou a tocar violino e diz que esse projeto mudou muito a vida dele. “Agora não estou mais nas ruas durante a tarde“, comemora. “Aqui eu aprendo coisas que vão servir para o meu futuro, meu comportamento também não é mais o mesmo. Estou aprendendo como se comportar diante de uma entrevista e, também, a lutar pelos meus direitos”, confessa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Rede Cidade Criança assegura sistema de garantias dos direitos de crianças e adolescentes em Aracaju – Foto: Wellington Barreto